OS COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID: PERCEPÇÕES SOBRE O SER PROFESSOR FORMADOR

Autores

  • Celia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fernanda Karine Moura Silva Sales universidade federal de ouro preto

Palavras-chave:

Coordenadores de área. PIBID. Formação de professores. Formadores de Professores

Resumo

A formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre  a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Karine Moura Silva Sales, universidade federal de ouro preto

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP/MG na linha de pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação e participante do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente é Coordenadora da Educação Infantil na Secretaria de Educação do Município de Santa Luzia/MG, tem experiência de cinco anos como professora da Educação Básica, em todos as anos da educação infantil e no 2 ano do ensino fundamental. Atuou como Analista Pedagógico na Coordenadoria de Graduação da Reitoria da UEMG e como Assistente Pedagógica na Empresa Penta Comunicação Ltda.

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Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

OS COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID: PERCEPÇÕES SOBRE O SER PROFESSOR FORMADOR . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 188-202. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3673

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