O LUGAR OCUPADO PELA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO

Autores

  • Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro Faculdade Cesmac
  • Edna Cristina do Prado UFAL
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira UFAL

Palavras-chave:

Avaliação; Ensino; Direito; Legislação; Formação Docente.

Resumo

Este artigo analisa o lugar ocupado pela avaliação da aprendizagem na formação do professor do curso de Direito. Seu objetivo principal é compreender o conceito de avaliação, a forma como a legislação prevê a sua realização e como os programas de pós-graduação sricto sensu incluem a avaliação na formação dos professores que atuarão no magistério jurídico. A pesquisa possui natureza quanti-qualitativa e foi realizada a partir de análise bibliográfica e documental. A avaliação da aprendizagem é analisada a partir de estudiosos da área, como Rodrigues (1999); Vianna (2000); Haydt (2004); Romão (2011); Lafoucade (2010); Perrenoud (1999) e Hoffmann (2014), tornando possível a compreensão de seu caráter processual e dialético. Realizou-se um estudo sobre as ementas das disciplinas constantes dos programas de pós-graduação em Direito no Nordeste brasileiro, a fim de investigar se existem disciplinas voltadas à formação docente e se elas abarcam o estudo da avaliação. Como resultado, foi possível perceber que a formação para a docência nesses cursos possui grandes deficiências e que a avaliação ocupa a periferia dos currículos desses programas, sendo vista apenas em 3 (três) disciplinas das matrizes curriculares das 16 (dezesseis) Instituições de Ensino Superior (IES) analisadas.

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Biografia do Autor

  • Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Faculdade Cesmac

    Professora do CESMAC, Mestra em Direito, Doutora em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia. E-mail:carlapriscilla@cesmac.edu.br 

  • Edna Cristina do Prado, UFAL

    Pós-doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (IE/UL); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrado em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ambos na área de políticas públicas para a EJA; especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Tutoria em EaD pelo Senac de Curitiba; especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA); licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC); licenciatura em Letras e bacharelado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP); bacharelado em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau (FMN). Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no curso de Pedagogia e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE. Líder do Grupo do Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CNPq). Diretora da Seção Estadual da Anpae Alagoas biênios 2011-2013/2013-2015. Tem experiência em docência e na gestão da educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional; Direitos Humanos e Políticas Sociais; Ensino Superior e Educação Jurídica. e-mail: wiledna@uol.com.br.  

     

  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira, UFAL

    Professora da UFAL, Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia e Filosofia. E-mail: lanallpalmeira@outlook.com.  

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Publicado

2020-11-11

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

O LUGAR OCUPADO PELA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 85-105. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3572

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