EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSUMO E RESÍDUOS SÓLIDOS: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Natália Teixeira Ananias Freitas Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP

Palavras-chave:

Educação Infantil; Educação Ambiental; Consumo; Resíduos Sólidos; Formação de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de Doutorado  “Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos no contexto da Educação Infantil: um diálogo necessário com os professores”, pertencente ao PPGE/FCT UNESP, Pres. Prudente-SP. O objetivo deste estudo consistiu em discutir a formação de professores e suas concepções e práticas pedagógicas diante da Educação Ambiental em Resíduos Sólidos no contexto da Educação Infantil. Os apontamentos metodológicos dizem respeito a abordagem qualitativa, do tipo “estudo de caso”. Foram elencadas 10 professoras de pré-escola inseridas em Escolas Municipais de Educação Infantil como sujeitos da pesquisa e os dados foram obtidos com entrevistas semi-estruturadas. A realização da pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da FCT/UNESP, conforme CAAE: 52627515.1.0000.5402. Apresentamos neste artigo as discussões relativas às concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos mencionadas pelas professoras de Educação Infantil. As concepções  das professoras sobre Educação Ambiental  perpassam o viés da Conscientização Ambiental, ligada a relação da criança com o meio em que vive. Em relação aos Resíduos Sólidos, as professoras conectam a temática com a reciclagem. A maioria das professoras compreende a distinção entre Consumo e Consumismo. Acreditamos que a Educação Ambiental em Resíduos Sólidos deve ser realizada na Educação Infantil a partir de situações cotidianas e norteadas por práticas pedagógicas adequadas às possibilidades de compreensão das crianças, o que inclui uma boa formação inicial e continuada dos professores a respeito das questões ambientais.

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Biografia do Autor

  • Natália Teixeira Ananias Freitas, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
    Graduada em Pedagogia pela FCT/UNESP (2006) e Habilitada em Educação Infantil pela FCT/UNESP (2007); Mestra em Educação pelo PPGE - FCT/UNESP (2012) e Doutoranda em Educação pelo PPGE - FCT/UNESP(2014-2018) Presidente Prudente

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PROFESSORA 1. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

PROFESSORA 2. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

PROFESSORA 3. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

PROFESSORA 4. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

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PROFESSORA 6. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

PROFESSORA 7. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

PROFESSORA 8. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

PROFESSORA 9. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

PROFESSORA 10. Entrevista acerca concepções pedagógicas sobre Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos. Entrevistadores: Natália Teixeira Ananias Freita e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. Presidente Prudente, 2017. Entrevista concedida para a pesquisa.

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Publicado

2020-05-21

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSUMO E RESÍDUOS SÓLIDOS: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 13-25. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3340

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