A ESCOLHA PELO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFESP

Autores

  • Felipe Lopes Terrão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.
  • Leda Maria de Oliveira Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Capital Cultural; Educação Física; Campo., Cultural Capital; Physical Education; Field., Capital Cultural; Educación Física; Campo.

Resumo

Este estudo investigou as razões pela escolha do curso de educação física da Universidade Federal de São Paulo. Também faz uma comparação socioeconômica entre 16 discentes do sistema universal ou sistema de cotas. Na segunda etapa foram realizadas cinco entrevistas utilizando os conceitos e concepções de Pierre Bourdieu. As respostas dos questionários permitem caracterizar os discentes pelo sistema universal como classe média e os ingressantes do sistema de cotas com perfil popular. As análises das entrevistas confirmaram a relação entre incorporação no capital cultural de práticas corporais da educação física e a escolha pelo curso. As falas também mostram que os estudantes pelo sistema universal escolheram a Unifesp como estratégia para manter sua posição social. No caso dos discentes pelo sistema de cotas o acesso ao ensino superior público retrata a busca por uma nova reclassificação social.

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Biografia do Autor

  • Felipe Lopes Terrão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.

    Sou doutorando em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade. Mestre em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialista em Atividade Física, Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Licenciatura Plena em Educação Física e Pedagogia.

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Publicado

2020-05-21

Como Citar

A ESCOLHA PELO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFESP . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 49-60. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3373

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