PESQUISA-INTERVENÇÃO FORMATIVA NA ESCOLA: DIALOGANDO COM GESTORES, PROFESSORES E ESTUDANTES
Palavras-chave:
Educação. Pesquisa-Intervenção na escola. Psicologia. Teoria histórico-cultural. Psicologia Histórico-cultural.Resumo
Este trabalho apresenta as opiniões dos gestores de uma escola do Sistema Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP sobre o processo de pesquisa-intervenção formativa realizado na escola. O objetivo da pesquisa foi criar um espaço coletivo de reflexão e discussão na escola, com intuito de propor novas formas de enfrentamento aos problemas que emergem no cotidiano escolar e ampliar a compreensão dos professores a respeito das determinações na produção das queixas escolares. O processo seguiu os fundamentos da Teoria histórico-cultural. Destacamos os resultados parciais obtidos por meio de entrevistas realizadas com os gestores da escola, no que se refere aos encontros de intervenção, os temas trabalhados e sobre as contribuições do processo. Os relatos demonstram que a intervenção possibilitou a construção de um espaço de reflexão e discussão coletivo de natureza crítica, favorecendo a quebra de concepções cristalizadas sobre as queixas escolares, rompendo com a patologização dos processos educacionais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-05-23
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
PESQUISA-INTERVENÇÃO FORMATIVA NA ESCOLA: DIALOGANDO COM GESTORES, PROFESSORES E ESTUDANTES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 105–118, 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2138. Acesso em: 18 abr. 2025.