TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESUMO DE ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE CENTROS DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES

Autores

  • Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Alexandre Guilherme Motta Sarmento Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-7201-4466
  • Márcia Bento Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Território, Mudança social, Democratização do Conhecimento

Resumo

Por meio deste artigo, objetiva-se apresentar os resultados de um estudo acerca das estratégias e das experiências de Educação Ambiental realizadas por Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Programa Computadores para Inclusão, tendo como foco sua relação com o espaço. A pesquisa, de natureza qualitativa e de objetivo exploratório-descritivo, teve como principal procedimento metodológico a pesquisa documental. As análises foram realizadas em duas etapas. A primeira delas, de aproximação do objeto de pesquisa, ocorreu por meio da adaptação da cartografia de correntes de Educação Ambiental proposta por Lucie Sauvé. A segunda tomou como categorias de análise referenciais da geografia miltoniana e da bibliografia sobre Cidades Educadoras, buscando compor um arcabouço teórico-metodológico que permitisse compreender a relação que os CRC estabelecem com os diferentes territórios onde atuam. A partir dos exercícios de sistematização realizados, foi possível identificar e descrever as diferentes abordagens de Educação Ambiental realizadas pelos CRC. As intencionalidades e ações expressas põem em articulação dois grandes desafios: a ação dos CRC sobre as desigualdades socioespaciais e o enfrentamento que esses Centros fazem contra a lógica de exclusão sociodigital. A Educação Ambiental, enquanto campo de conhecimento e campo de ação educativa na contemporaneidade no Brasil precisa lidar com processos de exclusão engendrados no meio técnico-científico-informacional por uma lógica de produção que não está a serviço da vida. Por meio de diferentes estratégias, as ações de Educação Ambiental nos CRC convidam jovens e adultos a se apropriarem de aprendizados, saberes e espaços, dando novos sentidos aos seus territórios.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESUMO DE ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE CENTROS DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 377-400. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4720

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