GÊNERO E SOCIEDADE: EXPLICAÇÕES DE SUAS RELAÇÕES E EFEITOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Alencar Zidani Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"
  • Raul Aragão Martins Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Gênero, Pensamento, Educação, Família, Escola

Resumo

O presente artigo trabalha as concepções de Vygotsky (1987) sobre a relação entre
pensamento e linguagem sob uma perspectiva de influência no desenvolvimento cognitivo e na
formação da visão sobre o gênero proposto pela escola. Neste sentido, notou-se também a
construção de estereótipos compreendidos por Brunneli (2016) como grandes influências no
comportamento social e no discurso, relacionando-se, por essa perspectiva, e mostrando-se capazes
de explicar ações e interações que são estudadas pela psicologia social. Não obstante, recorreu-se
aos estudos de Cunha e Góes (2002), Xavier, Ribeiro e Noronha (1994) para compreender como a
formação desses estereótipos que foram disseminados influenciaram a organização educacional e
cooperaram para a manutenção do status quo, isto é, da desigualdade social e das suas justificativas.
Outrossim, para compreender as novas questões que surgem sobre a sexualidade, foi preciso
analisar os estudos de Louro (1997) e Oliveira e Santos (2012) para compreender essas novas
dinâmicas e perspectivas que surgem para pensar uma escola preocupada com o presente, deixando
de lado suas preocupações com o ontem. Por isso, foi percebido como essas relações coexistiram e
fomentaram uma organização social pautada em um propósito em não somente justificar as
relações hierárquicas de poder, mas também mantê-las utilizando setores estratégicos como a
educação e, consequentemente, a escola.

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Referências

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

GÊNERO E SOCIEDADE: EXPLICAÇÕES DE SUAS RELAÇÕES E EFEITOS EDUCACIONAIS. (2021). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 171-182. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4133

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