PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PNAIC-PRÉ-ESCOLA: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DE UM POLO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
LEEI, PNAIC-Pré-escola, Rio de JaneiroResumo
Este texto tem como objetivo analisar o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil implantado com reduções no âmbito do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, nos anos de 2017 e 2018, no estado do Rio de Janeiro, dando destaque aos resultados da formação em um dos polos regionais do estado. A análise dos relatórios apresentados por formadoras municipais apontou potencialidades no PNAIC-Pré-Escola, mas o tempo reduzido destinado à formação deu pouca margem para aprofundar as articulações entre os conhecimentos, os momentos sensíveis com as artes e o cotidiano da escola. Portanto, os resultados indicam a necessidade de se desenvolver políticas de formação consistentes, contínuas, que visem a autoria e autonomia docentes e que repercutam nas práticas.
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