A MULTIPLICAÇÃO E O ENSINO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV
Palavras-chave:
Ensino da multiplicação. Davydov. Organização do ensino. Teoria Histórico-Cultural.Resumo
O objetivo desse artigo é discutir o processo de ensino da multiplicação, tendo como princípios os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural – THC. A matemática está presente no nosso dia a dia e nos permite a comunicação, a resolução de problemas e a promoção de relações sociais. Isso comprova que a importância e necessidade da apropriação dos conceitos envolvidos nas operações aritméticas é essencial, em especial a multiplicação. Portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram feitos estudos sobre Vygotski, Davydov, Moura, Rosa, Galdino e outros autores contemporâneos ligados a essa mesma perspectiva, a busca da compreensão de princípios que nos ajudem a ensinar a multiplicação nos anos iniciais de escolarização. Constatamos que o ensino precisa ir além dos aspectos empíricos em direção ao desenvolvimento do pensamento teórico, sendo indispensável a execução de tarefas e ações que façam com que o aluno entre em atividade de estudo e compreenda o conceito. A pesquisa evidencia que o tema precisa ser mais investigado no intuito de que se tenham mais proposições e encaminhamentos para assegurar a aprendizagem do conceito multiplicativo.
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Referências
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