A MULTIPLICAÇÃO E O ENSINO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV

Autores

  • Maria Luiza Evangelista Gil Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Ensino da multiplicação. Davydov. Organização do ensino. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir o processo de ensino da multiplicação, tendo como princípios os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural – THC. A matemática está presente no nosso dia a dia e nos permite a comunicação, a resolução de problemas e a promoção de relações sociais. Isso comprova que a importância e necessidade da apropriação dos conceitos envolvidos nas operações aritméticas é essencial, em especial a multiplicação. Portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram feitos estudos sobre Vygotski, Davydov, Moura, Rosa, Galdino e outros autores contemporâneos ligados a essa mesma perspectiva, a busca da compreensão de princípios que nos ajudem a ensinar a multiplicação nos anos iniciais de escolarização. Constatamos que o ensino precisa ir além dos aspectos empíricos em direção ao desenvolvimento do pensamento teórico, sendo indispensável a execução de tarefas e ações que façam com que o aluno entre em atividade de estudo e compreenda o conceito. A pesquisa evidencia que o tema precisa ser mais investigado no intuito de que se tenham mais proposições e encaminhamentos para assegurar a aprendizagem do conceito multiplicativo.

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Biografia do Autor

  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Representante docente do conselho acadêmico do PPE/UEM. Membro do conselho municipal de educação de Maringá, PR.Membro da comissão de reestruturação de estágio da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM) que é uma das ações do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia Núcleo: Alfabetização. Diretora Auxiliar do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática; e Estágio Supervisionado.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

A MULTIPLICAÇÃO E O ENSINO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV. (2021). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 77-85. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4080

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