O ATO EDUCATVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação Continuada, Materialismo Histórico-DialéticoResumo
Este artigo é resultado da tese de doutoramento denominada “A brincadeira de papéis sociais como elemento orientador da formação continuada de uma professora pré-escolar”, na qual o objetivo central foi realizar e refletir sobre o processo de formação continuada da professora pré-escolar por meio de intervenções teóricas e práticas para a construção de uma prática educativa humanizadora norteada na Psicologia Histórico-Cultural, na Pedagogia Histórico-Crítica e no emprego do brinquedo e da brincadeira de papéis sociais na situação escolar. Para esta discussão trouxemos uma breve apresentação da Pedagogia Histórico-Crítica, envolvendo o âmbito social e os objetivos de sua construção, assim como seus fundamentos e características particularmente relacionadas ao ensino na Educação Infantil. Também destacamos o papel do professor, a formação continuada docente e a organização da prática educativa à guisa do materialismo histórico-dialético. Para tanto, utilizamos o método materialista histórico-dialético e os instrumentos metodológicos: questionário, entrevista, observação e análise dos documentos municipais para desenvolvimento da pesquisa, a qual revelou que as propostas educativas da professora oscilaram durante o processo formativo, pois ora seguiam os pressupostos marxistas, ora reproduziam práticas educativas do Ensino fundamental. Concluímos assim, que os professores carecem de uma visão de Educação Infantil como espaço promotor do desenvolvimento omnilateral da criança e de uma compreensão das crianças como sujeitos sociais em construção, frutos das suas relações humanas, com tempos distintos para aprender e níveis diferentes de desenvolvimento, especialmente, ensinar que a brincadeira de papéis sociais é a atividade-guia para o processo de humanização das crianças pré-escolares.
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