REVISÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA:
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO NA CRECHE
Resumo
Esse ensaio objetiva olhar para a problemática da formação continuada dos profissionais da creche. Para endossar a discussão, foram utilizados dados provenientes da base de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre o tema, no período de 1997 a 2017, ou seja, nos últimos 20 anos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Verificamos que as pesquisas desenvolvidas no Brasil versam sobre os temas políticas públicas de formação continuada; práticas e saberes dos profissionais; atuação do coordenador pedagógico na formação continuada; e programas de formação continuada. Os trabalhos evidenciam a importância do aprimoramento das práticas de formação continuada junto aos professores e profissionais na creche permitindo que teoria e prática se identifiquem na constituição de um corpo de conhecimento que beneficie as crianças dessa faixa etária. Embora constatemos certo avanço na compreensão desta etapa da educação básica, verificamos a necessidade de se valorizar a formação dos profissionais para práticas mais embasadas.