A MEDIAÇÃO PARTICIPATIVA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA PROFISSIONAL
Palavras-chave:
participação, mediação, formação, empoderamentoResumo
Este artigo apresenta alguns dos resultados obtidos na criação de um ambiente de estudos e formação de forma participativa. Tal proposta foi desenvolvida na linha de pesquisa M.A.R.I.A., que trata-se de um grupo de estudos que realiza divulgação científica por meio do lúdico. Tendo em vista esse foco de atuação da linha verificamos se a criação de um contexto participativo gera nos mediadores das ações de divulgação científica a ideia de empoderamento e se o ambiente construído é favorável para que os alunos sejam protagonistas na execução de seus projetos pessoais de pesquisa. Para que isso fosse viável, buscamos criar no grupo um ambiente de pesquisa dialógico para a produção de conhecimento científico de maneira colaborativa em diversos âmbitos, partindo da ideia de promoção de sujeitos colaboradores e participativos do processo; da formação de sujeito de aprendizagem, de organização e promotores de um ambiente que possibilite as interações e experiências. A coleta de dados do processo se deu por meio de entrevistas em vídeo, gravações dos áudios das reuniões, diário de bordo, recursos de web e documentos elaborados pelos integrantes do grupo. Tais materiais foram analisados e percebemos que a proposta de mediação por meio da metodologia participativa fez com que os alunos sentissem liberdade de atuação e se colocassem como responsáveis de seu processo de formação, atuando como protagonistas em suas pesquisas.Downloads
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Publicado
2018-12-20
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A MEDIAÇÃO PARTICIPATIVA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA PROFISSIONAL. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 97-105. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2448