A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Giovana Silva Ibiapina Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Edgar Marçal de Barros Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Emanuel Ferreira Coutinho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar, Pessoas com Deficiência

Resumo

Tendo em vista o crescente número de educandos com deficiência presentes nas escolas atualmente, é necessário que a inclusão seja algo real e sólido. Para isso, uma das ferramentas de fundamental importância para a concretização de um ato inclusivo se faz através do uso da Tecnologia Assistiva (TA). O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) visando investigar o impacto da utilização da Tecnologia Assistiva no desenvolvimento de alunos com deficiência no ambiente educacional. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática de estudos selecionados no período de uma década: 2012 a 2021 nas bases de dados Eric, IEEE Xplore e Scopus. Foram encontrados 501 artigos e ao final do processo de filtragem que utilizou critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 15 trabalhos. Com a análise dos artigos selecionados foi possível perceber que o uso de Tecnologia Assistiva se faz necessário no processo de inclusão dos alunos com deficiência, pois através dela é provável que os discentes sejam mais autônomos e logrem êxito no processo de aprendizagem, mas ainda persistem barreiras no tocante ao alto valor dessas ferramentas e falta de formação dos professores para a propagação de conhecimento e a prática constante da utilização da TA. 

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Biografia do Autor

  • Giovana Silva Ibiapina Nunes, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Ceará - UFC e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

  • Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    É vice-coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

  • Emanuel Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Professor Associado na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Campus Quixadá. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Também participa como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP), na Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), do Instituto UFC Virtual.

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-17, e244872. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4872

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