A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar, Pessoas com DeficiênciaResumo
Tendo em vista o crescente número de educandos com deficiência presentes nas escolas atualmente, é necessário que a inclusão seja algo real e sólido. Para isso, uma das ferramentas de fundamental importância para a concretização de um ato inclusivo se faz através do uso da Tecnologia Assistiva (TA). O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) visando investigar o impacto da utilização da Tecnologia Assistiva no desenvolvimento de alunos com deficiência no ambiente educacional. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática de estudos selecionados no período de uma década: 2012 a 2021 nas bases de dados Eric, IEEE Xplore e Scopus. Foram encontrados 501 artigos e ao final do processo de filtragem que utilizou critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 15 trabalhos. Com a análise dos artigos selecionados foi possível perceber que o uso de Tecnologia Assistiva se faz necessário no processo de inclusão dos alunos com deficiência, pois através dela é provável que os discentes sejam mais autônomos e logrem êxito no processo de aprendizagem, mas ainda persistem barreiras no tocante ao alto valor dessas ferramentas e falta de formação dos professores para a propagação de conhecimento e a prática constante da utilização da TA.
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