AVALIAÇÃO DE UMA PRÁTICA EM LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS
Palavras-chave:
formação, laboratório de psicologia, análogos experimentaisResumo
Busca-se apresentar a avaliação de uma atividade de laboratório que simula práticas sociais humanas e que auxiliar tanto na aprendizagem de conceitos básicos sobre processos comportamentais, quanto na aprendizagem de habilidade para trabalhar em grupos, habilidades interpessoais e profissionais. Sete alunos de diferentes períodos letivos do curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista aplicaram procedimentos com objetivo de treinar ratos a engajarem em uma situação social análoga ao jogo de basquete, durante o primeiro semestre letivo de 2013. Os participantes passaram por dois tipos de avaliação. Uma delas foi uma avaliação do conhecimento teórico a partir de uma prova aplicada antes do início das sessões experimentais e reaplicada ao final. A outra foi uma avaliação feita pelo próprio participante, que descreveu sua aprendizagem. Observou-se uma melhora no conhecimento teórico além da aquisição de habilidades e interesses que não existiam antes da pesquisa. Assim, apesar das dificuldades em manter a rotina de laboratório e a distância que precisa ser percorrida até ele e a discussão atual sobre uso de animais em laboratório, o laboratório de psicologia pode ser um ambiente de estudo, assim como outros ambientes da universidade como a biblioteca, a clínica escola, sala de informática. Utilizando este local para fazer seus trabalhos acadêmicos, experimentos, pois a faculdade dá suporte para isso. Além da oportunidade que os alunos podem ter, entrando em contato com seres vivos, extrapolando o conteúdo da sala de aula e mantendo contato na atividade prática.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
AVALIAÇÃO DE UMA PRÁTICA EM LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(1), 13-27. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/991