APRENDO: UNA HERRAMIENTA DE APOYO DOCENTE PARA LA ENSEÑANZA A DISTANCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h542

Palavras-chave:

Conectivismo, Didáctica, Encuesta, Enseñanza a distancia, Tecnología de la educación

Resumo

Este trabajo presenta los resultados de la prueba de factibilidad para el desarrollo de la herramienta digital “Aprendo”, para ser utilizada como soporte para la práctica docente, en el contexto de la enseñanza a distancia y el conectivismo. Se utilizó un análisis cualitativo y cuantitativo, mediante la aplicación de una encuesta (A) a 80 estudiantes de diferentes niveles educativos y otra encuesta (B) a 28 docentes en general. Los resultados de B indicaron una opinión favorable sobre el desarrollo y utilidad de la herramienta para el 100% de los docentes, ya que el 96,4% manifestó que cambiaría su práctica pedagógica luego de obtener los resultados de la aplicación de la herramienta, mientras que solo el 3,6% declaró eso no cambiaría. La enseñanza centrada en el estudiante, y la estructura de las clases remotas con énfasis en el conectivismo, indican un camino hacia una “educación digital” más inclusiva y equitativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Salvador Celestino, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)

    Doutorando e Mestre em Mídia e Tecnologia pelo PPGMiT da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Graduado em Tecnologia em Radiologia  (FMU) com pós-graduações lato sensu em Docência do Ensino Superior (FAVENI), Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde (FAVENI), Diagnóstico por Imagem (FMU) e MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing (UCAM).

  • Danielli Santos da Silva, Universidade Estadual Paulista

    Doutoranda em Mídia e Tecnologia no Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia pela FAAC BAURU. Meste em TV Digital: Informação e Conhecimento pela FAAC- UNESP Bauru, Graduada em Letras Português pela USC Bauru e cursa Pedagogia pela UNIVESP. Atua como docente de educação básica PEB II na disciplina de Língua Portuguesa -SEDUC-SP. Atua nas áreas de Gestão da Informação e do Conhecimento, Educação, Inovação e Divulgação Cientifica.

  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista

    Livre Docente em Representação Gráfica. Docente em tempo integral, regime estatutário, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Doutorado - FAAC/Unesp. Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Mestre em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É coordenadora do acordo de cooperação com a University of Huddersfield (UK) e líder do grupo de pesquisa "Mídias Digitais, Interatividade, Games e Educação" certificando pelo CNPq. Foi Diretora de Informática da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru. Tem experiência nas áreas de Programação de Interfaces Interativas e Ensino de Desenho, pesquisa os seguintes temas: Representação Gráfica, Design de Multimídia, Aplicação de Games Digitais para o Letramento Espacial, Objetos de Ensino gamificados, Desenvolvimento de Hipermídia e Integração Arte-Educação-Tecnologia.

Referências

ANGUITA, J. C.; LABRADOR, J. R.; CAMPOS, J. D. La encuesta como técnica de investigación. Elaboración de cuestionarios y tratamiento estadístico de los datos (I). Atención Primaria, Barcelona, v. 31, n. 8, p. 527-538, 2003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0212656703707288?via%3Dihub. Acesso em: 30 dez. 2022.

ASSAREH, A.; BIDOKHT, M. H. Barriers to e-teaching and e-learning. Procedia Computer Science, Reino Unido, v. 3, p. 791-795, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050910005041?via%3Dihub.

Acesso em: 30 dez. 2022.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BATES, B. Learning theories simplified: ... And how to apply them to teaching. London: Sage, 2016.

CAMILLERI, M. A.; CAMILLERI, A. C. Remote learning via video conferencing technologies: Implications for research and practice. Technology in Society, v. 68, p. 101881, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160791X22000227?via%3Dihub.

Acesso em: 30 dez. 2022.

CARRILLO, C.; FLORES, M. A. Covid-19 and teacher education: A literature review of online teaching and learning practices. European Journal of Teacher Education, Portugal, v. 43, n. 4, p. 466-487, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2020.1821184. Acesso em: 30 dez. 2022.

CELESTINO, M. S; COLLOCA, N. A. M. S.; ANANIAS JUNIOR, L. F.; ALBINO, J. P.; VALENTE, V. C. P. N. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646. Acesso em: 15 fev. 2023.

CELESTINO, M. S.; VALENTE, V. C. P. N. Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem. ETD – Educacao Tematica Digital. Campinas, v. 23, n. 4, p. 881-903, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658342.

Acesso em: 05 jan. 2023.

CHUQUIHUANCA-YACSAHUANCA, N.; PESANTES SHIMAJUKO, S. M.; VÁSQUEZ RODRIGUEZ, L.; VARGAS DE OLGADO, E. C. Cultura digital desde el contexto universitario en tiempos de pandemia Covid-19. Revista Venezolana de Gerencia, Maracaibo, v. 26, n. 95, p. 802-817, 2021. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/rvg/article/view/36300/38848.

Acesso em: 05 jan. 2023.

COMAN, C; TIRU, L. G.; MESESAN-SCHMITZ, L.; STANCIU, C.; BULARCA, M, C. Online teaching and learning in higher education during the coronavirus pandemic: Students’ perspective. Sustainability, Basel, v. 12, n. 24, p. 10367, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/24/10367. Acesso em: 04 jan. 2023.

CRUZ-GAVILANES, T. M.; TOLEDO-MONC, C. C. N.; PALOMEQUE-PINOS, M. G.; CRUZ-GAVILANEZ, Y. N. La teoría de aprendizaje que más se adapte al nuevo proceso de enseñanza-aprendizaje. Dominio de las Ciencias, Equador, v. 6, n. 4, p. 339-357, 2021. Disponível em: https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1716. Acesso em: 04 jan. 2023.

CUTRI, R. M.; MENA, J.; WHITING, E. F. Faculty readiness for online crisis teaching: Transitioning to online teaching during the Covid-19 pandemic. European Journal of Teacher Education, Portugal, n. 43, v. 4, p. 523-541, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2020.1815702, Acesso em: 04 jan. 2023.

DASSIN, J.; BELDA, F. R. International education in an interactive virtual learning environment: experimenting with digital media applications for community-based development. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1570-1591, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10019/6731. Acesso em: 15 fev. 2023.

DOWNES, S. Connectivism and connective knowledge: Essays on meaning and learning networks. Canadá. National Research Council Canada, 2012. E-book. Disponível em: https://www.oerknowledgecloud.org/archive/Connective_Knowledge-19May2012.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

DUCHESNE, S.; McMAUGH, A. Educational psychology for learning and teaching. 5. ed. Melbourne: Cengage Learning, 2016.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2018.

GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade: Que potencialidades? Educação, Sociedade & Culturas, n. 23, p. 43-57, 2005. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Moacir.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

GALVÁN, B. E.; HERNÁNDEZ, S. G.; FERNÁNDEZ-GIL, M. J. Enseñanza virtual de lengua inglesa durante el confinamiento domiciliario: Percepciones y reacciones del alumnado en una universidad española. Íkala, Medellín, v. 26, n. 3, p. 603-621, 2021. https://bit.ly/3irBv14 Acesso em: 05 jan. 2023.

GARCÍA-MARTÍN, J.; GARCÍA-MARTIN, S. Uso de herramientas digitales para la docencia en España durante la pandemia Covid-19. Revista Española de Educación Comparada, Espanha, n. 38, p. 151-173, 2021. Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/REEC/about/editorialTeam. Acesso em: 04 jan. 2023.

GARDNER, H. E. Frames of mind: The theory of multiple intelligences. 3. ed. New York: Basic books, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUTIÉRREZ-MARTÍN, A.; PINEDO-GONZÁLEZ, R.; GIL-PUENTE, C. Competencias TIC y mediáticas del profesorado. Convergencia hacia un modelo integrado AMI-TIC. Comunicar, Huelva, v. 30, n. 70, p. 21-33, 2022. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=70&articulo=70-2022-02. Acesso em: 04 jan. 2023.

HASE, S.; KENYON, C. Moving from andragogy to heutagogy: Implications for VET. In: AUSTRALIAN VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING RESEARCH ASSOCIATION (AVETRA). 2001, Austrália. Anais eletrônicos [...]. Austrália, 2001. p. 294-301, 2001. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED456252.pdf. Acesso em: 04 jan. 2023.

HERLO, D. Connectivism, A New Learning Theory? In: Education Facing Contemporary World Issues. Romania: Future Academy, 2017. p. 330-337. Disponível em: https://www.europeanproceedings.com/article/10.15405/epsbs.2017.05.02.41. Acesso em: 05 jan. 2023.

HERNÁNDEZ-CARRANZA, E. E.; ROMEO-CORELLA, S.; RAMÍREZ-MONTOYA, M. Evaluación de competencias digitales didácticas en cursos masivos abiertos: Contribución al movimiento latinoamericano. Comunicar, Huelva, v. 22, n. 44, p. 81-90, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0212656703707288?via%3Dihub. Acesso em: 04 jan. 2023.

ISLAS-TORRES; C.; MARTÍNEZ-GUZMÁN, J. J.; CARRANZA-ALCÁNTAR, M. R. El Conectivismo Implicado en el Desarrollo de Habilidades Cognitivas Superiores en Procesos Formativos: Un Gestor de Instrumentos. In: CALLAOS, N. et al. (eds.). DÉCIMA SEGUNDA CONFERENCIA IBEROAMERICANA DE COMPLEJIDAD, INFORMÁTICA Y CIBERNÉTICA: CICIC. 10., 2022. Flórida. Anais eletrônicos [...]. Flórida: International Institute of Informatics and Cybernetics, 2022. p. 136-139. Disponível em: https://www.iiis.org/DOI2022/CB875XS/#/. Acesso em: 04 jan. 2023.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KHAN, Z. H.; ABID, M. I. Distance learning in engineering education: Challenges and opportunities during COVID-19 pandemic crisis in Pakistan. The International Journal of Electrical Engineering & Education, [s.l], p. 1-20, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0020720920988493.

Acesso em: 04 jan. 2023.

LOWDERMILK, T. Design centrado no usuário: um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. São Paulo: Novatec Editora, 2013.

MARTÍNEZ, D. E. G.; INFORSATO, E. C.; BIZELLI, J. L. O ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores. Pontra Grossa: Atena Editora, 2019. E-book. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/o-ambiente-virtual-de-aprendizagem-na-formacao-de-professores. Acesso em: 05 jan. 2023.

MATEUS, J.-C.; ANDRADA, P.; GONZÁLEZ-CABRERA, C.; UGALDE, C.; NOVOMISKY, S. Perspectivas docentes para una agenda crítica en educación mediática post Covid-19: Estudio comparativo en latinoamérica. Comunicar, Huelva, v. 30, n. 70, p. 9-19, 2022. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=70&articulo=70-2022-01

Acesso em: 04 jan. 2023.

MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MUKHTAR, K.; JAVED, K.; AROOJ, M.; SETHI, A. Advantages, Limitations and Recommendations for online learning during COVID-19 pandemic era: Online learning during COVID-19 pandemic era. Pakistan Journal of Medical Sciences, v. 36, n. S4, p. 27-31, 2020. Disponível em: https://www.pjms.org.pk/index.php/pjms/article/view/2785. Acesso em: 05 jan. 2023.

NHANTUMBO, T. L. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de Covid-19: Impasses e desafios. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. 25, n. 2, p. 556-571, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7851/5535. Acesso em: 04 jan. 2023.

ORTIZ, J. A. T.; CORRÊA, T. H. B. Aspectos pedagógicos del conectivismo y su relación con redes sociales y ecologías del aprendizaje. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YKWKtBBvbhWbSRvgQs78DRR/?lang=es. Acesso em: 04 jan. 2023.

PAUL, P.; EASURAJ, R.; ARUMUGAM, S.; SRIRANGARAMASAMY, J. Concept mapping–an innovative approach to learning. Bangladesh Journal of Medical Science, v. 20, n. 1, p. 115-121, 2021. Disponível em: https://www.banglajol.info/index.php/BJMS/article/view/50355. Acesso em: 15 fev. 2023.

PRASAD, N.; FERNANDO, S.; WILLEY, S.; DAVEY, K.; KENT, F.; MALHOTRA, A.; KUMAT, A. Online interprofessional simulation for undergraduate health professional students during the Covid-19 pandemic. Journal of Interprofessional Care, London, v. 34, n. 35, p. 706-710, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13561820.2020.1811213. Acesso em: 04 jan. 2023.

PRENSKY, M. Digital natives, Digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

SÁIZ-MANZARANES, M. C.; CASANOVA, J.; LANCASTRE, J.-A.; ALMEIDA, L.; MARTIN-ANTÓN, L.-J. Satisfacción de los estudiantes con la docencia online en tiempos de Covid-19. Comunicar, Huelva, v. 30, n. 70, p. 35-45, 2022. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=70&articulo=70-2022-03 Acesso em: 04 jan. 2022.

SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, Canadá, v. 2, n. 1, p. 3-10, 2005. Disponível em: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/Connectivism.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

SONEGO, A. H. S.; SILVA, J. S.; BEHAR, P. A. Estratégias pedagógicas no ensino remoto: possibilidades para diminuir a exclusão digital. Renote, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 62-72, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118391 Acesso em: 04 jan. 2023.

VALENTE, V. C. P. N. Desenvolvimento da visão espacial por games digitais. Curitiba: Appris, 2018.

VALENTE, V. C. P. N.; DOMICIANO, M. A. L. Infográfico: narrativa visual para o jornalismo de investigação. Revista Multiplicidade, Bauru, v. 7, n. 7, 2016. Disponível em: https://revistas.fibbauru.br/multiplicidadefib/article/view/91. Acesso em: 15 fev. 2015.

WATSON, J.B. Behaviorism. New York: Routledge, 1998.

WEIAND, A.; PEREIRA, L. S.; BARCELLOS, P. S. C. C. Análise de uma disciplina de pós-graduação em modalidade ERE sob a ótica das teorias conectivistas e da atividade. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, p. e35846, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/4scKFgkPZKRyxJPRP4SFDQp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 jan. 2023.

WHO. World Health Organization. WHO director-general's opening remarks at the media briefing on Covid-19 - 11 March 2020. mar. 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020#:~:text=WHO%20has%20been%20assessing%20this,to%20use%20lightly%20or%20carelessly. Acesso em: 05 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-20

Como Citar

APRENDO: UNA HERRAMIENTA DE APOYO DOCENTE PARA LA ENSEÑANZA A DISTANCIA. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 86-112. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h542

Artigos Semelhantes

1-10 de 557

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.