A ATUAÇÃO DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA DO EMPRESARIADO E DOS SEUS INTELECTUAIS ORGÂNICOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNC -FORMAÇÃO INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h548

Palavras-chave:

BNC-Formação., Aparelhos privados de hegemonia do empresariado, Intelectuais orgânicos empresariais

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo principal de identificar a atuação dos aparelhos privados de hegemonia e dos seus intelectuais orgânicos na elaboração da BNC-Formação inicial de professores. São objetivos específicos: pontuar aspectos da configuração do Estado gerencial, no Brasil; relacionar o conteúdo da atual política de formação inicial de professores com dimensões econômicas e políticas; identificar elementos da atuação dos aparelhos privados de hegemonia do empresariado e dos seus intelectuais na elaboração da BNC-formação inicial. Desenvolvemos este trabalho a partir de abordagem qualitativa, com base em pesquisa documental e bibliográfica. Para a  análise, consideramos a Reforma do Estado e como as implicações resultantes do processo de reestruturação produtiva influenciam no desenvolvimento da atual política de formação inicial de professores. A partir da análise do Parecer CNE/CP Nº 22/2019 e da Resolução CNE/CP Nº 2/2019, consideramos a atuação dos representantes do empresariado na elaboração da BNC-Formação, dada sua configuração no interior do Conselho Nacional de Educação (CNE) e, consequente, a  forma como ocorre essa interferência para atendimento dos interesses dos grupos que representam. Observamos que o documento apresentado  atende a concepção gerencial de formação, oriunda da lógica mercantil, a qual está sustentada numa estrutura voltada para o controle e produção de resultados. Indicamos que a atual política de formação de professores se alinha a agenda do projeto de formação humana da hegemonia burguesa.

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Biografia do Autor

  • Giovanna Kambetunava Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, campus Cascavel/PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - Geppes.

  • Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

    Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – Geppes.

  • Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, campus Cascavel/PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - Geppes.

  • Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

    Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - Geppes.

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Publicado

2023-05-25

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Como Citar

A ATUAÇÃO DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA DO EMPRESARIADO E DOS SEUS INTELECTUAIS ORGÂNICOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNC -FORMAÇÃO INICIAL. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234655. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h548

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