FUNÇÃO PATERNA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Manuela dos Reis Parenti
  • Paulo José da Costa
  • Regina Perez Christofolli Abeche

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Função Paterna, Psicanálise, Psicologia.

Resumo

As primeiras experiências infantis têm papel decisivo e sendo os pais os principais responsáveis pela criança neste período, o seu papel também é alvo de pesquisa. Contudo, evidenciou-se que em boa parte da literatura no campo psicanalítico há uma maior ênfase na função materna. Diante disso, os objetivos do presente trabalho são analisar e sistematizar a produção científica acerca do tema Função Paterna e Desenvolvimento Infantil, em artigos de periódicos científicos brasileiros; Compreender como os diversos autores abordam a função paterna no desenvolvimento infantil, já que a função materna sempre é alvo de maior destaque em produções científicas; Compreender a função paterna e sua importância no desenvolvimento mental dos filhos na perspectiva psicanalítica. O método escolhido foi o da pesquisa bibliográfica, na modalidade de Pesquisa de Estado da Arte. Destaca-se que, embora a função paterna seja tratada na literatura de modo difuso, os autores a enfatizam como sustentadora da relação mãe-bebê, favorecendo a vinculação entre ambos, como interventora promovendo a quebra da relação fusional entre mãe e filho, formando uma triangulação, que possibilita à criança uma aproximação com o mundo externo bem como com o estabelecimento da configuração edípica, tão necessária ao desenvolvimento psíquico.

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Biografia do Autor

  • Manuela dos Reis Parenti
    Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduanda Lato Sensu pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Paulo José da Costa
    Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; professor adjunto da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá; coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Desenvolvimento Humano - CNPq/UEM.
  • Regina Perez Christofolli Abeche
    Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo; professora adjunta da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

FUNÇÃO PATERNA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 75-86. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1500

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