ANÁLISE PEDAGÓGICA DE FILMES: GÊNERO DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Filme de animação. Ensino de Ciências. Conceitos científicos. Recurso didático. Construção do conhecimentoResumo
A escolha de filmes para abordar conteúdos escolares implica a desconstrução, a identificação e a discriminação dos elementos que compõem o seu conjunto e a articulação com o tema trabalhado. Realizamos uma pesquisa com o propósito de responder à seguinte questão: há trechos do enredo fílmico que podem ser destacados para melhor estimular o interesse do alunado na construção de conceitos científicos? Neste artigo, analisamos dois filmes do gênero de animação, “Vida de Inseto” e “Bee Movie”, com o objetivo de identificar trechos do enredo que facilitem a apropriação de conceitos científicos de Ecologia. O trabalho teve natureza qualitativa, ancorada da análise de imagens e enredo que compõem os filmes. Nos filmes, a música e o enredo possibilitam a construção do conhecimento científico. Entretanto, a ficção científica lida com um mundo imaginário, que pode contrariar a realidade, e os filmes apresentam algumas falhas conceituais científicos do ponto de vista biológico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-23
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
ANÁLISE PEDAGÓGICA DE FILMES: GÊNERO DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 34–41, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1238. Acesso em: 19 abr. 2025.