ASPECTOS DO PERFIL DE CRIANÇAS QUE MANIFESTAM AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Agressividade infantil; Educação Infantil; Perfil de crianças com agressividade.Resumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar um perfil das crianças que manifestam agressividade excessiva em sala de aula, levando em conta aspetos de sua subjetividade e seu entorno. Foram analisadas 10 crianças de uma escola municipal de educação infantil, entre 4 e 6 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos pais e aos professores dessas crianças. Os resultados obtidos serão discutidos, principalmente, com base no referencial teórico de Donald Woods Winnicott (1975, 1982, 1992, 2000, 2005). Neste artigo, em que se apresenta e se discute os dados referentes aos questionários dos professores, compreende-se que a maioria das crianças analisadas manifestam teimosia, possuem dificuldades em seguir regras, não gostam de ser contrariadas e não possuem limites, demonstrando, assim, baixa tolerância a frustração. Ademais, houve vários marcos na história de vida das crianças participantes, alguns permeados por perdas afetivas, violência familiar.
Downloads
Referências
FERRARIL, I. F. Agressividade e violência. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p.49-62, 2006. https://doi.org/10.1590/S0103-56652006000200005
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 06 jun. 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PIETRO, P. P.; JAEGER, F. P. Agressividade na infância: análise psicanalítica. Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p. 217-238, jul./dez. 2008. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/503/0. Acesso em: 03 ago. 2019.
VILHENA, J.; MAIA, M. V. C. M. Agressividade e violência: reflexões acerca do comportamento anti-social e sua inscrição na cultura contemporânea. Revista Mal-estar e subjetividade, Fortaleza, v. II, n. 2, p. 27-58, set. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v2n2/03.pdf. Acesso em: 03 ago. 2019.
WINNICOTT, D, W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
WINNICOTT, D. W. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
WINNICOTT, D. W. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005.