ASPECTOS DO PERFIL DE CRIANÇAS QUE MANIFESTAM AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Gabrielly Doná UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP
  • Andréia Cristiane Silva Wiezzel UNESP/Pres. Prudente

Palavras-chave:

Agressividade infantil; Educação Infantil; Perfil de crianças com agressividade.

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar um perfil das crianças que manifestam agressividade excessiva em sala de aula, levando em conta aspetos de sua subjetividade e seu entorno. Foram analisadas 10 crianças de uma escola municipal de educação infantil, entre 4 e 6 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos pais e aos professores dessas crianças. Os resultados obtidos serão discutidos, principalmente, com base no referencial teórico de Donald Woods Winnicott (1975, 1982, 1992, 2000, 2005). Neste artigo, em que se apresenta e se discute os dados referentes aos questionários dos professores, compreende-se que a maioria das crianças analisadas manifestam teimosia, possuem dificuldades em seguir regras, não gostam de ser contrariadas e não possuem limites, demonstrando, assim, baixa tolerância a frustração. Ademais, houve vários marcos na história de vida das crianças participantes, alguns permeados por perdas afetivas, violência familiar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FERRARIL, I. F. Agressividade e violência. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p.49-62, 2006. https://doi.org/10.1590/S0103-56652006000200005

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 06 jun. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PIETRO, P. P.; JAEGER, F. P. Agressividade na infância: análise psicanalítica. Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p. 217-238, jul./dez. 2008. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/503/0. Acesso em: 03 ago. 2019.

VILHENA, J.; MAIA, M. V. C. M. Agressividade e violência: reflexões acerca do comportamento anti-social e sua inscrição na cultura contemporânea. Revista Mal-estar e subjetividade, Fortaleza, v. II, n. 2, p. 27-58, set. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v2n2/03.pdf. Acesso em: 03 ago. 2019.

WINNICOTT, D, W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

WINNICOTT, D. W. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

WINNICOTT, D. W. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

2020-01-08

Como Citar

ASPECTOS DO PERFIL DE CRIANÇAS QUE MANIFESTAM AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4), 149-160. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3338

Artigos Semelhantes

1-10 de 545

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.