ESCOLA, FAMÍLIA, INFÂNCIA E FANTASIA: CRIANÇAS E ADULTOS CONSTRUINDO VÍNCULOS DE CONFIANÇA
Palavras-chave:
Fantasia, Sociologia da Infância, Educação Infantil, Imaginação na Infância, Adultos e Crianças.Resumo
Esta pesquisa surgiu a partir da necessidade de ampliação dos saberes acerca do imaginário infantil por professores, pais e responsáveis, assim como a aproximação entre esses adultos e as crianças. O estudo foi desenvolvido em duas instituições de Educação Infantil do oeste paulista dentro de uma investigação sobre a fantasia das crianças. A pesquisa teve como objetivo principal a construção de vínculos de confiança entre os adultos e crianças investigados por meio do desenvolvimento de jogos de fantasia e atividades de aproximação entre os sujeitos. A investigação-ação foi a metodologia utilizada, como modo de garantir o desenvolvimento de brincadeiras e jogos de fantasia, assim como a implementação de um processo de investigação da própria prática para qualificação da abordagem pedagógica das professoras e da relação dos pais e responsáveis com as crianças. A Sociologia da Infância e os estudos de Paul L. Harris foram os principais referenciais teóricos desta investigação, tendo em vista o conceito de criança como sujeito social de estatuto próprio e a imaginação como uma linguagem humana primordial, desenvolvida ao longo de toda a vida humana. Os dados foram coletados por meio de um estreito acompanhamento das crianças das turmas de Educação Infantil das duas instituições investigadas, uso de gravadores, câmera de imagem e vídeo, entrevistas e diários de campo. Identificamos, sobretudo, que houve a qualificação das relações entre os adultos e as crianças participantes e que esta aproximação foi benéfica para todos os sujeitos. Esperamos contribuir com outros estudos e convencer sobre a pertinência do tema.Downloads
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Publicado
2016-04-28
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
ESCOLA, FAMÍLIA, INFÂNCIA E FANTASIA: CRIANÇAS E ADULTOS CONSTRUINDO VÍNCULOS DE CONFIANÇA. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(1), 10-28. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1489