IMAGINAÇÃO E PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
Palavras-chave:
Imaginação, Culturas da Infância, Sociologia da Infância, Educação Infantil, Protagonismo.Resumo
Esta investigação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP. O estudo foi realizado em duas instituições de Educação Infantil de dois municípios do estado de São Paulo e surgiu a partir de uma pesquisa-ação que comprovou a falta de valorização e compreensão do imaginário infantil pelas profissionais dessas instituições. O referencial teórico foi composto pela Sociologia da Infância e os estudos de Paul L. Harris. A investigação teve como objetivo principal a promoção de uma maior compreensão da linguagem imaginativa das crianças por parte dos sujeitos envolvidos e utilizou a investigação-ação como metodologia. Entre os resultados podemos destacar a produção de saberes sobre o imaginário infantil e a ampliação da experiência imaginativa das crianças participantes. Esperamos por meio deste estudo, motivar outras investigações e contribuir para que a educação para imaginação seja uma realidade permanente nas escolas e um compromisso de toda a sociedade.Downloads
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IMAGINAÇÃO E PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 114–132, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1187. Acesso em: 11 maio. 2025.