A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DAS CULTURAS DA INFÂNCIA

Autores

  • Lívia Bernardes Rodrigues
  • José Milton de Lima Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Márcia Regina Canhoto de Lima

Palavras-chave:

culturas da infância, educação nutricional, educação infantil, obesidade infantil, sociologia da infância

Resumo

O excesso de peso é a principal causa do comprometimento da qualidade de vida dos indivíduos, sendo que, atualmente, essa condição acomete, em proporções alarmantes as crianças. Partindo desse princípio, a presente investigação tem por objetivo trabalhar a educação nutricional na Educação Infantil dentro do contexto das culturas da infância, possibilitando que a criança participe dessa mudança sem abandonar o lugar ao qual ela pertence – o lugar da criança são as culturas da infância. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação a fim de que, por meio da participação e interação fosse possível realizar uma observação e conhecer as crianças a partir delas mesmas. Os resultados foram construídos a partir da observação participativa, bem como relatos de pais. A partir disso, conclui-se que promover hábitos alimentares saudáveis por meio das culturas da infância é uma prática que desperta seu interesse abrindo um caminho de possibilidades positivas neste sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Como Citar

Bernardes Rodrigues, L., Milton de Lima, J., & Regina Canhoto de Lima, M. (2017). A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DAS CULTURAS DA INFÂNCIA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(3), 01–06. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1766

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)