A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DAS CULTURAS DA INFÂNCIA

Autores/as

  • Lívia Bernardes Rodrigues
  • José Milton de Lima Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Márcia Regina Canhoto de Lima

Palabras clave:

culturas da infância, educação nutricional, educação infantil, obesidade infantil, sociologia da infância

Resumen

O excesso de peso é a principal causa do comprometimento da qualidade de vida dos indivíduos, sendo que, atualmente, essa condição acomete, em proporções alarmantes as crianças. Partindo desse princípio, a presente investigação tem por objetivo trabalhar a educação nutricional na Educação Infantil dentro do contexto das culturas da infância, possibilitando que a criança participe dessa mudança sem abandonar o lugar ao qual ela pertence – o lugar da criança são as culturas da infância. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação a fim de que, por meio da participação e interação fosse possível realizar uma observação e conhecer as crianças a partir delas mesmas. Os resultados foram construídos a partir da observação participativa, bem como relatos de pais. A partir disso, conclui-se que promover hábitos alimentares saudáveis por meio das culturas da infância é uma prática que desperta seu interesse abrindo um caminho de possibilidades positivas neste sentido.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-04-10

Cómo citar

A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DAS CULTURAS DA INFÂNCIA. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(3), 01-06. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1766

Artículos similares

1-10 de 515

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>