LUDICIDADE E MEDIAÇÕES TELEVISIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Susana Angelin Furlan
  • José Milton de Lima
  • Márcia Regina Canhoto de Lima
  • Carolline Rodrigues Guedes

Palavras-chave:

Criança, Televisão, Ludicidade, Professores, Mediação

Resumo

A presente investigação assumiu como objetivos compreender as manifestações televisivas nas culturas lúdicas das crianças dentro de uma instituição de Educação Infantil, no município de Álvares Machado, São Paulo. Concomitantemente apresentar a compreensão que os professores têm sobre as culturas lúdicas infantis e a estreita relação entre esta cultura, a prática educativa e a televisão, pretendendo contribuir para que o educador entenda a importância destes conteúdos e da ampliação do repertório das brincadeiras das crianças, a fim de auxiliar nas diversas áreas de seu desenvolvimento. Para alcançar tais objetivos a pesquisa teve como suporte teórico autores que se apoiam na Sociologia da Infância e na Comunicação Social. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, caracterizando-se como Pesquisa do tipo Etnográfica. A investigação constatou que a mídia televisiva está presente no contexto escolar, porém não há uma mediação significativa com os conteúdos televisivos e as culturas lúdicas.

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

LUDICIDADE E MEDIAÇÕES TELEVISIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 55–68, 2016. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1473. Acesso em: 20 abr. 2025.

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