INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA: AS MANIFESTAÇÕES TELEVISIVAS NAS CULTURAS LÚDICAS

Autores

  • Jéssika Naiara da Silva UNESP
  • José Milton de Lima UNESP
  • Leonardo de Angelo Orlandi UNESP
  • Susana Angeli Furlan UNESP

Palavras-chave:

Mediação, Infância, Mídias.

Resumo

O presente trabalho assumiu como objetivo central analisar de que maneira as mídias, em especial a televisão, estavam presentes no cotidiano das crianças de uma instituição de Educação Infantil no município de Álvares Machado-SP. Considerando que os pais/responsáveis e os educadores exercem papel fundamental na mediação da cultura, a investigação buscou levantar posicionamentos que podem ser assumidos frente ao tema, visando uma educação de qualidade. Tal processo visa colaborar na formação de cidadãos mais conscientes, críticos, autônomos. A pesquisa tem como suporte teórico a Teoria Histórico-Cultural, Sociologia da Infância e autores da Comunicação Social. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como Pesquisa Etnográfica. Os resultados alcançados demonstraram que as crianças pesquisadas têm contato direto com a televisão e que a programação preferida delas são: os desenhos animado, os programas, as novelas e os filmes. Essa relação é manifestada nas culturas lúdicas infantis, nas roupas, calçados, mochilas e objetos.

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Publicado

2013-04-02

Como Citar

INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA: AS MANIFESTAÇÕES TELEVISIVAS NAS CULTURAS LÚDICAS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 98–103, 2013. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/814. Acesso em: 25 jul. 2025.

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