A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL EM TEMPOS DE CAPITALISMO

Autores

  • Alexandra Vanessa de Moura Baczinski Universidade do Oeste do Paraná
  • Sueli Ribeiro Comar Unioeste Francisco Beltrão

Palavras-chave:

Educação omnilateral;, Neoliberalismo;, Pedagogia Histórico-Critica

Resumo

O objetivo do artigo é sinalizar que a educação escolar brasileira contemporânea pode contribuir significativamente com o processo de formação omnilateral dos sujeitos, mesmo em tempos de neoliberalismo. Não se trata de uma visão ingênua de educação, mas acreditar nas pesquisas e  estudos feitos ao longo das últimas décadas, a exemplo da Pedagogia Histórico Critica, que nos instrumentaliza, para o embate, tão necessário na atualidade. Para organizar a discussão, dois tópicos se complementam. O primeiro traz elementos sobre o formato atual da educação brasileira, desenhado pelo perfil neoliberal que, conduzido pelas orientações internacionais, consolidam a Nova Gestão Pública. Esta forma de gerir a educação, define o que temos hoje: educação para competências, habilidades, meritocracia  entre outras categorias as quais inserem  a lógica do mercado neste setor. Reconhecido os desafios postos por este formato de educação, o segundo tópico do artigo, sinaliza possibilidades para a formação omnilateral a partir de  elementos referentes ao materialismo histórico dialético e a pedagogia histórico critica. A metodologia consiste no estudo bibliográfico dessas duas perspectivas. Por fim, acreditarmos que uma outra educação é possivel, pois, já temos suporte teórico suficiente, para uma práxis mais humanizadora de educação. Como resultado, esperarmos a perspectiva e o destemor frente as reformas que colocam a educação cada vez mais a serviço do capital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sueli Ribeiro Comar, Unioeste Francisco Beltrão

    Professora Adjunta do CCH -Unioeste Francisco Beltrão

    Dra. Em Educação -Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Como Citar

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL EM TEMPOS DE CAPITALISMO. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 79-92. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3049

Artigos Semelhantes

1-10 de 208

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 > >>