IDEOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Aline Cristina Santana Rossi Faculdade Prime

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ideologia. Ontologia. Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

O presente artigo é instrumento por meio do qual abordamos a problemática que se estabelece no plano real e no plano teórico entre o fenômeno ideológico e a formação de professores. Não foi nosso objetivo mapear todas as pesquisas que já foram realizadas sobre esta questão. Ao contrário, nossa meta foi demonstrar como a educação e a ideologia podem ser abordadas numa perspectiva ontológica lukácsiana. Desse modo, explicamos que toda dimensão educacional possui, inevitavelmente, um aspecto ideológico. A ideologia é compreendida em seu caráter real, histórico e processual e visa orientar a prática social perante um conflito. Nesse aspecto, concluímos, na esteira da pedagogia histórico-crítica, defendendo a necessidade de uma orientação ideológica efetivamente crítica, materialista e científica na formação dos professores.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Santana Rossi, A. C. (2022). IDEOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 19(1), 103–119. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4367