AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO, PLANOS E PROJETOS ANUAIS

Autores

  • Maria Luiza de Sousa Pinha Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • José Camilo dos Santos Filho Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palavras-chave:

Avaliação institucional da escola, Avaliação interna da escola, Avaliação externa da escola, Planejamento, Planos e projetos anuais da escola

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição dos resultados e conclusões da avaliação interna e externa para o planejamento das atividades anuais da escola nos anos 2009, 2010 e 2011. Para alcançar esse objetivo a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimento o estudo de caso de uma escola pública de educação básica do sistema estadual de ensino do Estado de São Paulo. Para a coleta das informações foram utilizadas a observação do ambiente escolar, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Constatou-se que a escola usa os dados da avaliação interna e externa no processo de elaboração do planejamento escolar e do plano anual, mas o faz baseada apenas na reflexão e decisão da equipe gestora e dos professores e não na participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

Pinha, M. L. de S., & Filho, J. C. dos S. (2015). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO, PLANOS E PROJETOS ANUAIS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(3), 32–40. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1220