PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: DESAFIOS E AVANÇOS NAS PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ENSINO
Palavras-chave:
Palavras-chaves: Planejamento educacional individualizado. Educação especial. Estratégia pedagógica. Trabalho colaborativo.Resumo
Este artigo é o desdobramento da pesquisa sobre o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) e as práticas colaborativas desenvolvidas na Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os tópicos de estudos nesse trabalho envolveram o PEI, pois este é um instrumento individual que intermedia a aprendizagem dos estudantes permitindo uma avaliação sistematizada do ensino. O objetivo é apresentar uma análise da elaboração e aplicabilidade do PEI para os estudantes com deficiência intelectual, inseridos no ensino comum. A metodologia de coleta de dados aconteceu por meio do estudo documental com aprofundamento sobre as leis que regulamentam as ações sobre o PEI na Educação Especial. Os estudos tiveram também embasamentos teóricos nos seguintes autores: Valadão (2018); Baptista (2013); Pletsch; Glat (2013); Vianna (2011); Peroni (2014), entre outros. Com os estudos, obteve-se os resultados de que a elaboração e a aplicabilidade do PEI sempre foram realizadas aos estudantes da Educação Especial na escola em análise, porém, ainda se encontra deficitário o entendimento acerca do trabalho colaborativo na implementação do PEI. Desse modo, corrobora-se que as práticas pedagógicas dos professores no planejamento individualizado ainda estão longe do real significado estabelecido pelos documentos que regulamentam a Educação Especial. Ainda assim, concluiu-se que o PEI é um recurso pedagógico importante para a Educação Especial, pois a partir desse instrumento educacional que se vislumbra caminhos possíveis a serem seguidos, possibilitando ao professor várias formas de ensinar, tornando suas práticas pedagógicas mais inclusivas.
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