CAPACITAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE: IMPLEMENTAÇÃO EM PARCERIA COLABORATIVA

Authors

  • Camila Rodrigues Costa Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Matheus Augusto Mendes Amparo
  • Manoel Osmar Seabra Junior

Keywords:

Capacitação pedagógica. TDAH. Parceria colaborativa. Recursos pedagógicos. Estratégias de Ensino.

Abstract

Este artigo teve como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de uma capacitação colaborativa realizada com pais e professores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e procedimentos educacionais. Participaram da capacitação, a pesquisadora, uma equipe multidisciplinar composta por, uma fonoaudióloga, uma psicóloga e uma pedagoga, quatro mães, três professoras do ensino comum e uma coordenadora pedagógica da escola. Foram abordados temas como; caracterização e conhecimento do estudante com TDAH e uso de medicamentos; tipos de TDAH e estratégias de ensino e recursos pedagógicos que podem ser utilizados em casa ou na escola com estudantes com TDAH, entre outros. Foram utilizados um gravador para registro de áudio e o registro em diário de campo. Após a análise de conteúdo, foram identificadas cinco categorias que podem subsidiar a elaboração de uma proposta de trabalho colaborativo na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-06-01

How to Cite

CAPACITAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE: IMPLEMENTAÇÃO EM PARCERIA COLABORATIVA. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(4), 139-145. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1526

Similar Articles

1-10 of 585

You may also start an advanced similarity search for this article.