CAPACITAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE: IMPLEMENTAÇÃO EM PARCERIA COLABORATIVA

Autores

  • Camila Rodrigues Costa Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Matheus Augusto Mendes Amparo
  • Manoel Osmar Seabra Junior

Palavras-chave:

Capacitação pedagógica. TDAH. Parceria colaborativa. Recursos pedagógicos. Estratégias de Ensino.

Resumo

Este artigo teve como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de uma capacitação colaborativa realizada com pais e professores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e procedimentos educacionais. Participaram da capacitação, a pesquisadora, uma equipe multidisciplinar composta por, uma fonoaudióloga, uma psicóloga e uma pedagoga, quatro mães, três professoras do ensino comum e uma coordenadora pedagógica da escola. Foram abordados temas como; caracterização e conhecimento do estudante com TDAH e uso de medicamentos; tipos de TDAH e estratégias de ensino e recursos pedagógicos que podem ser utilizados em casa ou na escola com estudantes com TDAH, entre outros. Foram utilizados um gravador para registro de áudio e o registro em diário de campo. Após a análise de conteúdo, foram identificadas cinco categorias que podem subsidiar a elaboração de uma proposta de trabalho colaborativo na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

CAPACITAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE: IMPLEMENTAÇÃO EM PARCERIA COLABORATIVA. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(4), 139-145. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1526

Artigos Semelhantes

11-20 de 541

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.