O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO: O MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES TEÓRICO- TÉCNICAS. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h029
Palavras-chave:
método de alfabetização, formação docente, projeto político pedagógico, metodologia, teorias de ensino, observação participanteResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a alfabetização juntamente com os Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas de uma cidade da região norte do Paraná. Preocupou-se em investigar os problemas que envolvem a alfabetização: suas teorias, metodologias e aplicabilidade do PPP. A metodologia empregada neste estudo foi o Estudo de Caso, analisando as teorias de ensino, a observação participante em sala de aula, entrevistas com professores e análise dos resultados. A pesquisa envolveu duas instituições, uma pública e outra particular, de forma a se fazer um comparativo entre as metodologias e teorias aplicadas na prática da alfabetização e a análise do PPP de cada escola. A amostra foi composta por quatro professoras da escola municipal e uma professora da escola particular, todas atuando na 1ª série do ensino fundamental. As entrevistas foram realizadas individualmente para que as professoras falassem à vontade, sem interrupções. As observações em sala de aula foram feitas duas vezes por semana,nas quais, ass metodologias aplicadas nas aulas e as relações com o PPP das escolas foram objeto de análise. As observações registradas revelaram as coerências e incoerências da prática de ensino da alfabetização, o quanto estas práticas estão ou não alinhadas à proposta pedagógica do PPP de cada escola. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h029Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-03-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO: O MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES TEÓRICO- TÉCNICAS. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h029. (2007). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 3(2), 63-74. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/217