ADAPTAÇÃO DO JOGO DE BOLICHE: UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA A UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva. Deficiência Múltipla. Boliche adaptado. Jogo de mesa. Estratégias de Ensino.Resumo
Esse artigo remete a adaptação de estratégias e de um recurso pedagógico em um contexto de ensino e aprendizagem, na perspectiva lúdica, de capacidades e habilidades a um estudante com deficiência Múltipla. O objetivo central deste estudo foi adaptar o jogo, elaborar, descrever e analisar estratégias de ensino no boliche, como um recurso de Tecnologia Assistiva para aquisição e/ou aprimoramento de habilidades e capacidades motoras. Como procedimento utilizou-se de relatório de campo e filmagem. Foram necessarias 25 sessões para obtenção de um feedback para análise das diferentes situações do jogo. O jogo escolhido foi o boliche convencional, no qual o pesquisador adaptou os elementos do jogo; como bolas , pinos, pista, e as estrategias de ensino (modo de lançar e localização dos pinos), necessários frente a condição funcional do participante. Constatou-se que as adaptações realizadas no jogo, e as estrategias, foram suficientes para atender o objetivo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-03-06
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
ADAPTAÇÃO DO JOGO DE BOLICHE: UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA A UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(3), 53-58. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2182