ADAPTAÇÃO DO JOGO DE BOLICHE: UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA A UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Autores

  • Franciele Aparecida dos Santos Felicio
  • Manoel Osmar Seabra Junior

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Deficiência Múltipla. Boliche adaptado. Jogo de mesa. Estratégias de Ensino.

Resumo

Esse artigo remete a adaptação de estratégias e de um recurso pedagógico em um contexto de ensino e aprendizagem, na perspectiva lúdica, de capacidades e habilidades a um estudante com deficiência Múltipla. O objetivo central deste estudo foi adaptar o jogo, elaborar, descrever e analisar estratégias de ensino no boliche, como um recurso de Tecnologia Assistiva para aquisição e/ou aprimoramento de habilidades e capacidades motoras. Como procedimento utilizou-se de relatório de campo e filmagem. Foram necessarias 25 sessões para obtenção de um feedback para análise das diferentes situações do jogo. O jogo escolhido foi o boliche convencional, no qual o pesquisador adaptou os elementos do jogo; como bolas , pinos, pista, e as estrategias de ensino (modo de lançar e localização dos pinos), necessários frente a condição funcional do participante. Constatou-se que as adaptações realizadas no jogo, e as estrategias, foram suficientes para atender o objetivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

ADAPTAÇÃO DO JOGO DE BOLICHE: UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA A UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 53–58, 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2182. Acesso em: 21 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 587

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.