CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Luciana Scarcelli Moré Oliveira Secretaria da Educação
  • Raimunda Abou Gebran UNoeste/Ieda
  • Tereza de Jesus Ferreira Scheide Unoeste

Palabras clave:

Formação do Professor, Ensino Fundamental, Políticas Públicas

Resumen

O presente trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida junto a escolas e professores das séries iniciais do ensino fundamental. Um dos objetivos fundamentais é compreender como vem se configurando o processo de formação desses profissionais. Para melhor analisarmos a formação do professor no Brasil houve a necessidade de apresentarmos uma breve contextualização histórica para que se possa compreender melhor como evoluiu profissionalmente esta carreira. Para tanto nos servimos de uma revisão da literatura, procurando analisar em diferentes momentos da história da educação brasileira como se situou o processo de formação do professor das séries iniciais, considerando as políticas educacionais e legislações propostas para a formação dos docentes desse nível de ensino. Também, apresentamos e discutimos as legislações vigentes que orientam esta formação docente atualmente. Esta revisão sobre a formação do professor revela o quão fragmentado e descontínuo tem sido este processo ao longo destas décadas e como essa política de formação tem reflexos em todo o sistema educacional brasileiro. Se pretendemos diminuir as taxas de repetência e evasão escolares, buscarmos a recuperação da qualidade de aprendizagem e consequentemente a melhoria do ensino brasileiro e a formação efetiva de cidadãos críticos e participativos, é necessário que haja a preocupação com a formação do principal responsável por todo este processo: o professor. O esforço conjunto entre os formuladores de políticas públicas educacionais, o investimento na formação inicial e contínua dos professores, o diálogo entre escola e universidade são propostas de melhoria para a educação básica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2010-03-16

Cómo citar

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2010). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 5(2), 01-08. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/305

Artículos similares

1-10 de 387

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a