EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA

Autores/as

  • Ariane Barilli de Mattos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Raimunda Abou Gebran Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil

Resumen

A educação e o processo de escolarização são formas que podem contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental dos indivíduos e promover mudanças nos valores, atitudes e comportamentos, permitindo a formação de cidadãos éticos e conscientes do seu espaço e do seu ambiente. Assim, busca-se, a partir de uma pesquisa qualitativa, especificamente de uma pesquisa-ação colaborativa, com professores de uma escola pública estadual de Ensino Fundamental II e Médio, desencadear um processo crítico-reflexivo sobre a prática pedagógica destes profissionais e construir coletivamente ações educativas relacionadas à temática ambiental. Espera-se que o processo possa colaborar com a melhoria da prática docente ao se trabalhar com esta temática e, consequentemente, promover nos alunos a consciência ambiental do seu espaço de vivência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 128–133, 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2647. Acesso em: 20 apr. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a