XADREZ ADAPTADO COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA À UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Autores/as

  • Manoel Osmar Seabra Junior
  • Franciele Aparecida dos Santos Felício

Palabras clave:

Deficiência Múltipla, Jogo, Estratégias de Ensino, Tecnologia Assistiva.

Resumen

O jogo é um elemento lúdico que facilita o aprendizado e, consequentemente, as competências e habilidades necessárias ao estudante. O objetivo deste estudo foi elaborar, descrever e analisar estratégias e competências propiciadas pela prática do xadrez à um estudante com Deficiência Múltipla, sujeito dessa pesquisa, de modo que o mesmo possa jogar de forma autônoma e independente. O jogo utilizado foi o xadrez adaptado, composto por um tabuleiro e peças com reconhecimento tátil de espaço e de cores. Os procedimentos utilizados nas 45 sessões de atendimento foram compostos de adaptações de estratégias para o reconhecimento de peças, reconhecimento dos espaços do tabuleiro, regras com contagem de história, adaptação de estratégias para montagem da disposição das peças no tabuleiro, movimentação e o jogo propriamente dito. A análise do desempenho contou com a percepção das competências manuais adquiridas, reconhecimento e manipulação das peças, composição do tabuleiro, compreensão das estratégias elaboradas para realização do jogo com autonomia e independência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-05-29

Cómo citar

XADREZ ADAPTADO COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA À UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(4), 77-82. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1848

Artículos similares

1-10 de 541

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.