JOGO ELETRÔNICO E EDUCAÇÃO MUSICAL: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Luciana Carolina Fernandes Faria Unoeste
  • Sheila Regiane Franceschini Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Beatriz de Oliveira Ogata Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Karen Rodrigues da Rocha Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Wellington Ricardo de Souza Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, Games e Educação, Música e Tecnologia

Resumo

Diante dos desafios de promover uma educação de qualidade, pesquisadores e professores têm buscado discutir novas estratégias de ensino que envolvam os alunos no processo de aprendizagem e que contribuam para uma formação integral e autônoma. Assim, este artigo tem por objetivo identificar e descrever alguns jogos eletrônicos, educativos ou comerciais, que abordem conteúdo musical, afim de compreender como estes jogos podem contribuir para a educação musical no contexto escolar. Como resultado foram analisados três jogos, dois comerciais para videogame, e um educativo para computador. Cada jogo, de acordo com seus limites, proporciona uma experiência musical, com estímulo auditivo em relação a elementos musicais como parâmetros do som, frases, articulações, etc. Assim, tanto jogo educativo quanto comercial pode servir como um recurso pedagógico envolvente, que contribua um aprendizado autônomo e prazeroso.

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Publicado

2015-06-24

Como Citar

JOGO ELETRÔNICO E EDUCAÇÃO MUSICAL: LIMITES E POSSIBILIDADES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 92–100, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1241. Acesso em: 15 maio. 2025.

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