PLATAFORMIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO BRASIL

Autores

  • Carine Rodrigues da Costa Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Caroline Martins Ojeda Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Rosemara Perpetua Lopes Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Educação pública, Ensino Superior, Tecnologias digitais, Plataformas

Resumo

Neste artigo discutimos plataformas digitais em instituições públicas de ensino superior, com o objetivo de refletir sobre a plataformização e seus efeitos à educação superior no Brasil. A discussão é desenvolvida em eixos que tratam da conceituação de plataforma e plataformização, origens e efeitos da plataformização na educação superior brasileira e esboçam um balanço crítico sobre o tema. Os resultados reforçam a premissa de que na educação as plataformas digitais não são elementos neutros, haja vista fatores como monitoramento indevido dos usuários, falta de transparência das decisões algorítmicas, termos de uso e documentos com frases vagas ou complexas sobre as questões jurídicas, a exemplo do verificado no Plano Nacional de Educação 2014-2024. Além da plataformização, processos de dataficação, comodificação e capitalismo de vigilância emolduram essa conjuntura. Concluímos que é preciso analisar criticamente a inserção de plataformas digitais no Brasil, especificamente, na educação, do ensino básico ao superior.

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Biografia do Autor

  • Carine Rodrigues da Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), mestra em Ciência da Computação (UFG), licenciada em Informática (UFMT). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, área Informática (IFMT), Campus Barra do Garças.

  • Caroline Martins Ojeda, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), mestra em História (UFMT), licenciada em História (UFMT). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, área Informática (IFMT), Campus Barra do Garças.

  • Rosemara Perpetua Lopes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Pós-doutora em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, doutora em Educação pela Unesp, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação, e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

PLATAFORMIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO BRASIL. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 22(1), 1-18, e245047. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5047

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