PLATAFORMIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO BRASIL

Autores/as

  • Carine Rodrigues da Costa Universidad Federal de Goiás (UFG)
  • Caroline Martins Ojeda Universidad Federal de Goiás (UFG)
  • Rosemara Perpetua Lopes Universidad Federal de Goiás (UFG)

Palabras clave:

Educação pública, Ensino Superior, Tecnologias digitais, Plataformas

Resumen

Neste artigo discutimos plataformas digitais em instituições públicas de ensino superior, com o objetivo de refletir sobre a plataformização e seus efeitos à educação superior no Brasil. A discussão é desenvolvida em eixos que tratam da conceituação de plataforma e plataformização, origens e efeitos da plataformização na educação superior brasileira e esboçam um balanço crítico sobre o tema. Os resultados reforçam a premissa de que na educação as plataformas digitais não são elementos neutros, haja vista fatores como monitoramento indevido dos usuários, falta de transparência das decisões algorítmicas, termos de uso e documentos com frases vagas ou complexas sobre as questões jurídicas, a exemplo do verificado no Plano Nacional de Educação 2014-2024. Além da plataformização, processos de dataficação, comodificação e capitalismo de vigilância emolduram essa conjuntura. Concluímos que é preciso analisar criticamente a inserção de plataformas digitais no Brasil, especificamente, na educação, do ensino básico ao superior.

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Biografía del autor/a

  • Carine Rodrigues da Costa, Universidad Federal de Goiás (UFG)

    Doctoranda en Educación en el Programa de Postgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), Máster en Informática (UFG), Licenciada en Informática (UFMT). Profesor del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Mato Grosso, Informática (IFMT), Campus de Barra do Garças.

  • Caroline Martins Ojeda, Universidad Federal de Goiás (UFG)

    Doctoranda en Educación en el Programa de Postgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), Maestría en Historia (UFMT), Licenciatura en Historia (UFMT). Técnico en Asuntos Educativos en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Mato Grosso, área de Informática (IFMT), Campus de Barra do Garças.

  • Rosemara Perpetua Lopes, Universidad Federal de Goiás (UFG)

    Postdoctorado en Educación por la Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) y por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Facultad de Ciencia y Tecnología, Doctorado en Educación por la Unesp, profesor de la Universidade Federal de Goiás (UFG), Facultad de Educación, y profesor titular del Programa de Postgrado en Educación de la UFG.

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Publicado

2025-03-28

Cómo citar

PLATAFORMIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO BRASIL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–18, e245047, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5047. Acesso em: 26 jul. 2025.

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