O BULLYING NA SALA DE AULA: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA SOBRE A LGBTFOBIA ESCOLAR

Authors

Keywords:

LGBTphobia, Bullying, Brazilian education, Teaching Experience, Paulista State Network

Abstract

This work promotes an initial analysis, about the teaching knowledge about LGBTphobia present within the public education system, carried out based on the data acquired through an online survey conducted in the second half of 2019 with teachers from the state schools of the São Paulo and which aimed to investigate the level of knowledge of these professionals about LGBTphobic bullying in the educational sphere of São Paulo. The methodological resources used in the data collection were of a quantitative nature and the phase of preparation of this article made use of the qualitative and bibliographic. As a result, it was concluded that LGBTs are the main target group of discrimination in public schools of the state of São Paulo, in addition to the little knowledge and skill of teachers on issues involving sexuality and prejudice in contemporary's Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Gabriel Batista Mota, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Graduado em Jornalismo (Unoeste/2016) e pós-graduado Lato Sensu em Docência e Gestão na Educação Superior (Unoeste/2018). Possui experiência em Jornalismo com ênfase em Educomunicação. Atualmente é graduando em Geografia (Unesp de Presidente Prudente), mestrando em Educação (Unesp de Marília), aluno especial no curso de mestrado profissional em Educação Sexual (PPEdu. Sex/Unesp de Araraquara) e integra os grupos de pesquisa “Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária” (NERA/Unesp de Presidente Prudente), “Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca ‘Florestan Fernandes'” (CEMOSi/Unesp de Presidente Prudente) e ”Psicologias, Coletivos e Culturas Queer” (PsiCUqueer/Unesp de Assis). Pesquisa, estuda e atua com os temas de Estudos de Sexualidade e Educomunicação.

References

ALTMANN, H. Diversidade sexual e educação: desafios para a formação docente. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n.13, abri. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sess/n13/n13a04.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.

APÓSTOLO, M. V. A.; MOSCHETA, M. S.; SOUZA, L. V. Discursos e posicionamentos em um encontro de diálogo sobre violência a LGBTs. Psicologia USP, São Paulo, v. 28, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v28n2/1678-5177-pusp-28-02-00266.pdf. Acesso em: 28 maio. 2020.

BEZERRA, A. R;, PEREIRA; A. D.; MAIA, L. P.; MATIAS, L. A.; SILVA, L. B. (2013). Movimento LGBT: breve contexto histórico e o movimento na região do Cariri. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, Juazeiro do Norte, v.1, n.3, set. 2013. Disponível em: https://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/29/pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

BRITZMAN, D. O que é esta coisa chamada Amor: Identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação e Realidade, v. 21, p. 71- 96, jan/jun, 1996.

CASS, V. C. Homosexual identity: a concept in need of definition. Journal of Homosexuality, New York, n.9, 1984, p.105-126.

COSTA, J.F. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. 3.ed. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará, 1992.

FACCHINI, R.; FRANÇA, I. L. De cores e matizes: sujeitos, conexões e desafios no Movimento LGBT brasileiro. Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n. 3, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2933/293322974004.pdf. Acesso em: 02 jul. 2020.

FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2 ed. Campinas: Verus, 2005.

FERNANDES, F.B.M. Precisamos discutir as homossexualidades na escola?. In: RIBEIRO, P.R.C.; SILVA, F.F. da; MAGALHÃES; J.C.; QUADRADO, R.P (Orgs.). Educação e Sexualidade: Identidades, Famílias, Diversidade Sexual, Prazeres, Desejos, Preconceitos, Homofobia...Rio Grande: FURG, 2008, p. 152-157.

FRY, Peter; MACRAE, Edward. O que é homossexualidade. São Paulo: Abril Cultural / Editora Brasiliense, 1985.

GAGNON, J.H. Uma interpretação do desejo: ensaios sobre o estudo da sexualidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

GARCIA, P. S.; BIZZO, N. O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol.43, no.1, jan./mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n1/2175-6236-edreal-68702.pdf. Acesso em: 21 abri. 2020

HEILBORN, M.L. (Org.). Dois é par: gênero e identidade sexual em contexto igualitário. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

HELMINIAK, D. A. O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade. Edições GLS: 1998.

LIMA, V. Estudantes LGBT se sentem inseguros nas escolas, aponta pesquisa. Agência Câmara Notícias, Brasília, 18 out. 2017. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/546799-ESTUDANTES-LGBT-SE-SENTEM-INSEGUROS-NAS-ESCOLAS,-APONTA-PESQUISA.html. Acesso em: 21 jun. 2020.

LOURO, G. L. (Org.). Gênero, Sexualidade e Educação. Petrópolis: Ed. Vozes. 1999.

MANSUR, C. Estudo da USP aponta que mais de 70% dos homens homossexuais já sofreram humilhações. Uai – O portal dos mineiros, 19 maio 2014. Disponível em: https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2014/05/19/noticias-saude,192407/estudo-da-usp-a ponta-que-mais-de-70-dos-homens-homossexuais-ja-sofrer.shtml. Acesso em: 21 jun. 2019.

MENDES, L. A história do movimento homossexual brasileiro, 2010. Disponível em: https://lgbtt.blogspot.com/search?q=A+hist%C3%B3ria+do+movimento+homossexual+brasileiro. Acesso em: 20 abri. 2020.

MOLINA, L. A homossexualidade e a historiografia e trajetória do movimento homossexual. Antíteses, Londrina, v. 4, n. 8, jul./dez., 2011

MOTA, G. B.; FRANCISCO, M. V. Bullying e LGBTfobia: um balanço da produção de artigos científicos no contexto escolar brasileiro. 2018. 15 f. Monografia (Pós-graduação em Docência e Gestão na Educação Superior) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.

MOTT, L. O jovem homossexual: noções básicas para adolescentes, jovens gays, lésbicas, transgêneros e seus familiares. In: FIGUEIRÓ, M.N.D. (Org.). Educação sexual: em busca de mudanças. Londrina: UEL, 2009, p.17-33.

NARDI, H. Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar. Sexualidad, Salud y Sociedad. Rio de Janeiro, n.11, ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sess/n11/a04n11.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.

OLIVEIRA, R. M. Fronteiras Invisíveis: Gêneros, Questões identitárias e Relações entre movimento homossexual e Estado no Brasil. Revista Bagoas, n. 4, p. 160-172, 2009.

PEASE, A.; PEASE, B. Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?: Uma visão científica (e bem-humorada) de nossas diferenças. 13. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

PINHO, R; PULCINO, R. Desfazendo os nós heteronormativos da escola: contribuições dos estudos culturais e dos movimentos LGBTTT. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 3, jul./set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n3/1517-9702-ep-S1517-97022016148298.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.

REIS, T. O movimento homossexual. In: FIGUEIRO, M. N. D. (Org.). Homossexualidade e educação sexual: construindo o respeito à diversidade. Londrina: EdUEL. 2007. p. 101-102.

SOBRINHO, W. P. Brasil registra uma morte por homofobia a cada 16 horas, aponta relatório. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/02/20/brasil-matou-8-mil-lgbt-desde-1963-governo-dificulta-divulgacao-de-dados.htm. Acesso em: 18 jul. 2019.

VIANNA, C. P. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 41, n.3, jul./set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-1517-97022015031914.pdf. Acesso em: 21 jun. 2019.

WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Published

2022-01-10

How to Cite

O BULLYING NA SALA DE AULA: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA SOBRE A LGBTFOBIA ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 228–238, 2022. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4114. Acesso em: 25 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 356

You may also start an advanced similarity search for this article.