PLATAFORMIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO BRASIL

Authors

  • Carine Rodrigues da Costa Federal University of Goiás (UFG)
  • Caroline Martins Ojeda Federal University of Goiás (UFG)
  • Rosemara Perpetua Lopes Federal University of Goiás

Keywords:

Educação pública, Ensino Superior, Tecnologias digitais, Plataformas

Abstract

Neste artigo discutimos plataformas digitais em instituições públicas de ensino superior, com o objetivo de refletir sobre a plataformização e seus efeitos à educação superior no Brasil. A discussão é desenvolvida em eixos que tratam da conceituação de plataforma e plataformização, origens e efeitos da plataformização na educação superior brasileira e esboçam um balanço crítico sobre o tema. Os resultados reforçam a premissa de que na educação as plataformas digitais não são elementos neutros, haja vista fatores como monitoramento indevido dos usuários, falta de transparência das decisões algorítmicas, termos de uso e documentos com frases vagas ou complexas sobre as questões jurídicas, a exemplo do verificado no Plano Nacional de Educação 2014-2024. Além da plataformização, processos de dataficação, comodificação e capitalismo de vigilância emolduram essa conjuntura. Concluímos que é preciso analisar criticamente a inserção de plataformas digitais no Brasil, especificamente, na educação, do ensino básico ao superior.

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Author Biographies

  • Carine Rodrigues da Costa, Federal University of Goiás (UFG)

    PhD student in Education at the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of the Federal University of Goiás (PPGE/FE/UFG), Master's degree in Computer Science (UFG), degree in Informatics (UFMT). Professor at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, Computer Science area (IFMT), Barra do Garças Campus.

  • Caroline Martins Ojeda, Federal University of Goiás (UFG)

    PhD student in Education at the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of the Federal University of Goiás (PPGE/FE/UFG), Master's degree in History (UFMT), degree in History (UFMT). Technician in Educational Affairs at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, IT area (IFMT), Barra do Garças Campus.

  • Rosemara Perpetua Lopes, Federal University of Goiás

    Post-doctorate in Education from the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) and the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculty of Science and Technology, PhD in Education from Unesp, professor at the Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculty of Education, and permanent professor in the Post-graduate Program in Education at UFG.

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Published

2025-03-28

How to Cite

PLATAFORMIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO BRASIL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–18, e245047, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5047. Acesso em: 26 jul. 2025.

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