A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARQUITETURA: ANÁLISE A PARTIR DA DISCIPLINA DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Authors

  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE
  • Eliana Nunes Ribeiro Batista

Keywords:

Interdisciplinaridade. Ensino de Arquitetura. Projeto Arquitetônico. Ação Docente

Abstract

O presente artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a proposição e o desenvolvimento didático-pedagógico da disciplina Projeto Arquitetônico, como favorecedora da interdisciplinaridade, em um Curso de Graduação em Arquitetura. A pesquisa configurou-se como abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso, e os procedimentos para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com os participantes (alunos, docentes e coordenação) e análise documental (Diretrizes Curriculares para o curso de Graduação em Arquitetura, Projeto Pedagógico e planos de ensino da disciplina). Os dados coletados permitiram o levantamento de cinco categorias de análise, a saber: As intencionalidades e objetivações da disciplina de Projeto Arquitetônico; A transversalidade da disciplina de Projeto Arquitetônico e a interdisciplinaridade; A interdisciplinaridade se concretizando na ação; Aspectos propiciadores e dificultadores; Indicativos e ações para interdisciplinaridade. Os resultados da pesquisa revelaram que o ensino da disciplina pouco propicia a interdisciplinaridade; os documentos analisados (PPC e planos de ensino das disciplinas) não apresentam propostas que de fato propiciem ações interdisciplinares; os professores não estabelecem troca de informações e parcerias para a concretização da interdisciplinaridade. Portanto, é necessária a reestruturação da disciplina, bem como a reformulação do PPC e dos planos de ensino das disciplinas para que os conteúdos se relacionem e sejam conduzidos para a disciplina de Projeto. Acredita-se que esse estudo poderá suscitar discussões e reflexões sobre o ensino de Arquitetura e a interdisciplinaridade, a fim de contribuir para a formação dos futuros arquitetos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-03-06

How to Cite

A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARQUITETURA: ANÁLISE A PARTIR DA DISCIPLINA DE PROJETO ARQUITETÔNICO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 25–37, 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2179. Acesso em: 11 may. 2025.

Similar Articles

1-10 of 616

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)