A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DO ALUNO NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Carmem Silvia Lima Fluminhan
  • Camelia Santina Murgo
  • Antonio Fluminhan Jr PRPPG-UNOESTE

Palavras-chave:

Feedback, autoeficácia, aprendizagem, autonomia pessoal, língua estrangeira

Resumo

O uso do feedback como ferramenta pedagógica na aquisição de língua estrangeira tem sido pesquisado com crescente interesse nos últimos anos. Muito se tem escrito sobre o emprego de feedback em ambientes educacionais, e as razões pelas quais o feedback é um instrumento eficaz na promoção da autonomia e do desenvolvimento linguístico do aluno. Este artigo pretende colaborar para esclarecer de que forma o uso adequado do feedback por parte do professor e as crenças de autoeficácia do aluno são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem de língua estrangeira. Entretanto, nota-se que existe uma grande necessidade de estabelecer a relação entre o recebimento adequado de feedback e as crenças de autoeficácia do aluno. Esta é uma lacuna significativa, pois, tanto o ponto de vista do professor quanto as crenças acima mencionadas por parte do aluno influenciarão de forma decisiva o uso eficaz deste instrumento pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-04-01

Como Citar

Silvia Lima Fluminhan, C., Santina Murgo, C., & Fluminhan Jr, A. (2016). A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DO ALUNO NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(4), 69–80. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1448