Políticas educativas y cooperativismo: conjeturas a partir de la propuesta del Programa A União Faz a Vida

Autores/as

  • Jeferson Eduardo Calixto Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-9517-9167
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá/ Departamento de Ciências do Movimento Humano e Programa de Pós-graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-5410-2374

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h552

Palabras clave:

Políticas Educativas, Relaciones público-privadas, Programa educativo

Resumen

El ensayo teórico tiene como objetivo analizar la propuesta educativa contenida en el Programa A União Faz a Vida, una iniciativa de la Fundación Sicredi. A partir de los fundamentos epistemológicos y ontológicos del método del materialismo histórico-dialéctico, se analizaron documentos como la propuesta del Programa en mención. Los resultados revelaron que en los últimos años hubo una considerable injerencia del sector privado en la educación escolar brasileña, lo que resultó en una mala caracterización del papel del Estado en la ejecución directa de las responsabilidades sociales con la educación pública. En el contexto educativo, se han intensificado las iniciativas privatizadoras, lo que caracteriza la rendición de cuentas directa a través de la dimensión privatizadora de la oferta, la gestión y el currículo educativo. El Programa A União Faz a Vida transita, en ese contexto, como formador y socio del Estado, además de atender los intereses del empresariado y del mercado económico en diferentes municipios brasileños. En cuanto al desempeño del Programa analizado, la formación para el cooperativismo ha sido el eje de la propuesta difundida en los últimos veintisiete años, aunque esta dimensión se aleja de una perspectiva contrahegemónica que favorecería un proceso efectivo de apropiación, sobre la base parte de los estudiantes, en términos de objetivaciones producidas por la humanidad y que pueden culminar en la emancipación, con miras a transformar la práctica social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jeferson Eduardo Calixto, Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-graduação em Educação

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPE- UEM . Mestre em Ensino Interdisciplinar pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar/PPIFOR - Unespar, campus de Paranavaí - PR. É professor de História e Filosofia do ensino fundamental I, II e Médio do Colégio Pequeno Príncipe do município de Nova Londrina - PR. Tem experiência no Ensino Superior, como docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí e na Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR do município de Loanda - PR. 

  • Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá/ Departamento de Ciências do Movimento Humano e Programa de Pós-graduação em Educação

    Marcos Vinicius Francisco é  Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e concluiu um Pós-doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).  Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá; é docente vinculado ao Departamento de Ciências do Movimento Humano e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM - Maringá, PR). É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). 

Referencias

ANTUNES, André. A educação está nocauteada. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/a-educacao-esta-nocauteada. Acesso em: 15 dez. 2022.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.467/2017, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jul. 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 11 set. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 02 de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2017b, Brasília. 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 04 de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 dez. 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN42018.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 nov. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.

COSTA, Lucia Cortes da. A assistência social, previdência e transferência de renda em tempos de ajustes fiscais – de Temer a Bolsonaro. In: LEITE, Acácio Zuninga et al. (orgs.). Brasil: incertezas e submissão. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019. p. 271-291.

DELORS, Jacques. Educação, um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: MEC, Unesco, 1998.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000.

DUARTE, Newton. Um montão de amontoado de muita coisa escrita - sobre o alvo oculto dos ataques obscurantistas ao currículo escolar. In: MALANCHEN, Júlia; Matos, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José. A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 31-46.

EVANGELISTA, Olinda.; SHIROMA, Eneida. O caráter histórico da pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 4, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14567. Acesso em: 09 fev. 2023. https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.020

FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza. Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a alfabetização nas séries iniciais do ensino. 2012. 226 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2012.

KUENZER, Acácia. Zeneida. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, Naura. S.C. (org.). Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1995. p. 8-23.

MORIN, Edgar. Amor, poesia e sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

NEIRA, Marcos Garcia. Terceira versão da BNCC: Retrocesso político e pedagógico. In: CONBRACE, 20., 2017, Goiânia. Anais eletrônicos [...] Goiânia: CONBRACE, 2017. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/teses/marcos_38.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

OLIVEIRA. Helen Cristina de. Formação docente no contexto do trabalho flexível contemporâneo. 2015. 127f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2015.

PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, p. 761-778, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3hCRykScyQK57qF4NtpkPQk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2016. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300007

PINTO, José Marcelino de Rezende. Uma análise da destinação dos recursos públicos, direta ou indiretamente, ao setor privado de ensino no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 133-152, jan./mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v37n134/1678-4626-es-37-134-00133.pdf. Acesso em: 12 jul. 2016. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157682

PIRES, Daniela de Oliveira. A construção histórica da relação público-privada na promoção do direito à educação no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

RIBEIRO, Amanda Cristina. Proletarização e capacitação docente: a educação pública paranaense na contemporaneidade. 2016. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2016.

SANTOS, Marina Silveira Bonacazata; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Financiamento e a gestão da EB: a relação entre o público e o privado. Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 333-346, jul./out. 2018. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/803. Acesso em: 21 jul. 2021. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.803

SCHMIDT, Felipe José. Concepção de cidadania do programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida” da Fundação Sicredi: adaptação ou emancipação. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.

SICREDI. Sistema de Crédito Cooperativo. O Programa A União Faz a Vida: Referencial de dados e fundamentos teóricos e metodológicos / Alexandre Isaac; Ricardo Casco (orgs.). Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2019.

SICREDI. Sistema de Crédito Cooperativo. A União Faz a Vida 25 anos: resgate histórico. 2. ed. Nova Petrópolis: Fundação Sicredi, 2022. Disponível em: https://auniaofazavida.com.br/files/historico/Resgate%20Hist%C3%B3rico.pdf. Acesso em: 09 dez. 2022.

SOUZA, Thaís Godoi de; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Políticas de privatização na educação pública e a atuação de grupos educacionais privados. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 421-449, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4779/4711. Acesso em: 14 jul. 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.4779

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.

TONELO, Iuri. No entanto ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2021.

TONET, Ivo. Método cientifico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2023-05-25

Número

Sección

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Cómo citar

Políticas educativas y cooperativismo: conjeturas a partir de la propuesta del Programa A União Faz a Vida. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234605. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h552

Artículos similares

1-10 de 248

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a