EDUCAÇÃO FÍSICA E ALFABETIZAÇÃO: EM BUSCA DE INTERLOCUÇÃO

Autores/as

  • Rodrigo Rodrigues Menegon
  • Márcia Regina Canhoto de Lima UNESP
  • Jose Milton Lima
  • Joyce Cristina Claro Menoti

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Linguagem Corporal, Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Alfabetização.

Resumen

Este ensaio evidenciou que a alfabetização não se limita ao domínio da linguagem oral/escrita. O objetivo buscou analisar e descrever a importância que a Educação Física escolar tem no processo de alfabetização. A metodologia caracterizou-se como um estudo qualitativo de cunho descritivo-interpretativo. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal, e contou com a participação dos estagiários e dos monitores vinculados ao projeto de extensão, a participação das professoras e das tutoras da sala e seus respectivos alunos. Os resultados possibilitaram afirmar que a linguagem corporal, trabalhada nas aulas de Educação Física, quando bem direcionadas e empregadas de maneira significativa, corroboram com o desenvolvimento das capacidades física e, consequentemente, no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. Portanto, um processo de alfabetização significativo para as crianças não se restringe apenas ao ato de ler e escrever; é preciso, valorizar e trabalhar as múltiplas linguagens existentes no contexto, possibilitando assim, um processo de formação integral.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2016-04-04

Cómo citar

EDUCAÇÃO FÍSICA E ALFABETIZAÇÃO: EM BUSCA DE INTERLOCUÇÃO. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(4), 130-138. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1451

Artículos similares

1-10 de 312

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a