OS CLUBES DE CIÊNCIAS COMO CONTEXTOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE UM COLETIVO PIBID

Autores

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau
  • Edson Schroeder Universidade Regional de Blumenau
  • Cintia Conzatti Universidade Regional de Blumenau
  • Bruna Hamann Universidade Regional de Blumenau
  • Natalia Bagatolli Pedron Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Formação de Professores. PIBID. Práticas educativas. Clubes de Ciências.

Resumo

Esta pesquisa é desenvolvida de forma a articular compreensões sobre formação inicial de professores em contextos de Educação Não Formal, os Clubes de Ciências.  Entre os anos 2014 a 2017, um coletivo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, partilhou experiências docentes em Clubes de Ciências e em seu percurso escreveu sobre suas práticas educativas, disseminando-as em publicações. Diante disso, objetivamos elucidar, a partir de uma análise da produção científica desenvolvida por esse coletivo acerca de práticas educativas em Clubes de Ciências, contributos para a formação de professores. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com um inventário da produção científica desse coletivo e a interpretação dos dados, considerando categorias a priori elaboradas a partir dos “cinco focos de aprendizagem docente” e das “cinco posições para formação docente”. Foram inventariados e analisados 65 trabalhos, divulgados em eventos locais, nacionais e um internacional. Sua análise nos permitiu interpretar que o movimento do PIBID, nas relações universidade-escola, potencializou os Clubes de Ciências constituírem-se espaços com potência formativa, possibilitando aos licenciandos experiências que mobilizaram a elaboração de conhecimentos práticos da docência (composição pedagógica) e sua reflexão (recomposição investigativa); o interesse pela docência (disposição pessoal), o cultivo de pertencimento à uma comunidade docente e o desenvolvimento da identidade docente (interposição profissional) em articulações da Educação Não Formal e a escola.

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Biografia do Autor

  • Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau
    Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente pesquisadora nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) na Universidade Regional de Blumenau.
  • Edson Schroeder, Universidade Regional de Blumenau

    Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Docente pesquisador nos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) e em Educação (PPGE) na Universidade Regional de Blumenau.

  • Cintia Conzatti, Universidade Regional de Blumenau

    Licencianda em Ciências Biológicas. Bolsista de Iniciação Científica CNPq na Universidade Regional de Blumenau

  • Bruna Hamann, Universidade Regional de Blumenau

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau.

  • Natalia Bagatolli Pedron, Universidade Regional de Blumenau

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Referências

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

OS CLUBES DE CIÊNCIAS COMO CONTEXTOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE UM COLETIVO PIBID. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 397-416. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3674

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