OS CLUBES DE CIÊNCIAS COMO CONTEXTOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE UM COLETIVO PIBID
Palavras-chave:
Formação de Professores. PIBID. Práticas educativas. Clubes de Ciências.Resumo
Esta pesquisa é desenvolvida de forma a articular compreensões sobre formação inicial de professores em contextos de Educação Não Formal, os Clubes de Ciências. Entre os anos 2014 a 2017, um coletivo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, partilhou experiências docentes em Clubes de Ciências e em seu percurso escreveu sobre suas práticas educativas, disseminando-as em publicações. Diante disso, objetivamos elucidar, a partir de uma análise da produção científica desenvolvida por esse coletivo acerca de práticas educativas em Clubes de Ciências, contributos para a formação de professores. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com um inventário da produção científica desse coletivo e a interpretação dos dados, considerando categorias a priori elaboradas a partir dos “cinco focos de aprendizagem docente” e das “cinco posições para formação docente”. Foram inventariados e analisados 65 trabalhos, divulgados em eventos locais, nacionais e um internacional. Sua análise nos permitiu interpretar que o movimento do PIBID, nas relações universidade-escola, potencializou os Clubes de Ciências constituírem-se espaços com potência formativa, possibilitando aos licenciandos experiências que mobilizaram a elaboração de conhecimentos práticos da docência (composição pedagógica) e sua reflexão (recomposição investigativa); o interesse pela docência (disposição pessoal), o cultivo de pertencimento à uma comunidade docente e o desenvolvimento da identidade docente (interposição profissional) em articulações da Educação Não Formal e a escola.
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Referências
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