CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NA FORMAÇÃO DE VALORES COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Joyce Cristina Claro Menoti UNESP-FCT
  • José Milton de Lima

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos Cooperativos, cooperação, solidariedade e perseverança

Resumo

A pesquisa teve como objetivo estimular por meio dos Jogos Cooperativos a formação dos valores humanos cooperação, perseverança e solidariedade. Foi desenvolvida com uma sala de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente. A metodologia caracterizou-se como pesquisa-intervenção, com medidas quali-quantativas. Como instrumentos de análise foram aplicados dois questionários aos alunos que investigaram a sua representação a respeito dos valores trabalhados, o primeiro anterior às intervenções e o segundo ao término delas. Os resultados demonstraram que comparando as respostas dos dois questionários, as atividades de Jogos Cooperativos desenvolvidas com os alunos foram significativas, visto que, houve uma melhora qualitativa das atitudes comportamentais deles. Concluímos que estes jogos podem e devem ser utilizados como recurso pedagógico para contribuir no resgate e internalização de valores, visto que, são capazes de proporcionar diversas situações e conflitos, nos quais, podem ser trabalhos vários assuntos e valores humanos.

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Como Citar

Menoti, J. C. C., & Lima, J. M. de. (2015). CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NA FORMAÇÃO DE VALORES COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(2), 74–91. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1184

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